Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Turquia reatará relações – só se Israel suspender bloqueio

A Turquia anunciou nesta quarta-feira que o país está pronto para normalizar suas relações com Israel. Porém, coloca uma condição: o país precisa antes levantar o bloqueio à Faixa de Gaza. Segundo o chanceler turco, Ahmet Davutogu, o futuro da relação entre os dois países depende da atitude de Israel.

Dois dias depois do ataque a um barco turco de ajuda humanitária, parte de um comboio que ia para o território palestino, Davutogu declarou que este é o momento de “a calma substituir a raiva”. De acordo com ele, a Turquia vai revisar suas relações com Israel se seus cidadãos forem libertados até a noite desta quarta-feira.

O ministro afirmou que a advertência foi informada à secretária de Estado americana Hillary Clinton, durante uma entrevista de mais de duas horas na terça-feira, em Washington. “Expressei minha absoluta determinaçao neste ponto: se nossos cidadãos não forem libertados em 24 horas, revisaremos completamente nossas relações com Israel”, disse à imprensa. “Pedi (a Hillary Clinton) que intervenha”, acrescentou.

Ataque – Israel atacou na segunda-feira um comboio composto por seis embarcações que tentavam levar ajuda humanitária aos palestinos da Faixa de Gaza. Dezenas de pessoas morreram ou ficaram feridas. Os ativistas pró-palestinos tentaram furar o bloqueio imposto por Israel a Gaza.