Turquia e Rússia concordam em proposta para cessar-fogo na Síria

O acordo busca expandir para o resto do país a trégua que já está em vigor na cidade de Alepo, no norte da Síria

Turquia e Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo total na Síria, informou nesta quarta-feira a agência estatal turca Anadolu. A proposta busca implementar a trégua em todo o país até a meia-noite, no horário local (20h em Brasília).

Segundo a agência, os dois países alcançaram um consenso que será apresentado a participantes do conflito sobre expandir o cessar-fogo já estabelecido na cidade de Alepo neste mês. Se a cessação de confrontos tiver sucesso, o regime sírio e os grupos rebeldes de oposição devem iniciar negociações políticas em Astana, capital do Cazaquistão, sob a tutela de Turquia e Rússia.

Se confirmadas, as  discussões em Astana contariam com a presença do governo sírio de Bashar Assad e todas as forças opositoras, exceto os grupos definidos como terroristas. O curso-sírio Partido da União Democrática e seu braço militar Unidades de Proteção do Povo, que combatem o Estado Islâmico (EI) no norte do país, poderiam ficar de fora das negociações porque a Turquia os considera terroristas.

Na semana passada, Rússia, Irã e Turquia disseram que estão prontos para ajudar a mediar um acordo de paz após conversas em Moscou, onde adotaram uma declaração estabelecendo os princípios para que acordos sejam implementados.

(Com Reuters e EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    C A R N I C E I R O $$
    Em Tr_éGUA
    PaRa : M A T A R
    TODOS os Q SoBReViVeRAM
    : CONForme combinado com as FoRÇa$ do aLÉM:
    FRan$$e!; üK!!; DL & U$A
    PS : ViVa o TRibuNaL_PeNaL InternacionaL, — para inimigos derrotados

    Curtir

  2. Carlos Marques

    Os Estados Unidos se tornaram irrelevantes na região. Parabéns ao brilhante Obama.

    Curtir

  3. Depois de destruir o país e as famílias que lá viviam, os cretinos vão cessar fogo. Esse putim não presta mesmo.

    Curtir

  4. David Farias

    E os Americanos sobre a batuta de Obama Banana e a Clintona que incentivaram e provocaram a guerra estão de fora das negociações, eita sujeitinho ruim. E depois reclamam que perderam para o Trump.

    Curtir

  5. Carlos Marques

    Premio Nobel da omissão. Nao existe ainda? Pois devia…

    Curtir

  6. Fábio Luís Inaimo

    A burrice já é uma pandemia !

    Curtir

  7. Antonio Augusto Simoes

    Essa história da morte do embaixador russo ainda não desceu. Jamais um embaixador russo, numa dependência pública, na Turquia, teria um sujeito atrás que poderia atirar pelas costas. Turquia é um país que derrubou um avião Russo, e a Russia praticamente cortou relações diplomáticas com a Turquia. O serviço secreto russo(KGB) jamais deixaria um diplomata russo sem uma segurança extrema e desguarnecido por trás. Esse atentado é FAKE.

    Curtir

  8. Roberto Tadeu Gorios

    TURQUIA,RUSSIA,ISRAEL,EUA,ARABIA SAUDITA,FORAM OS RESPONSÁVEIS POR ESSA GUERRA NA SÍRIA.AONDE MAIS DE 400.000 CIVIS MORRERAM E MAIS DE 6 MILHÕES FUGIRAM.ATÉ QUANDO ESSAS PRAGAS VÃO CONTINUAR.DEIXAM OS SÍRIOS VIVER EM PAZ SEUS LIXOS.

    Curtir