Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tumba do Papai Noel pode estar em igreja na Turquia

Arqueólogos templo subterrâneo de 1.700 anos na Turquia em igreja na cidade onde São Nicolau teria sido sepultado

Arqueólogos turcos alegam ter encontrado o provável espaço onde está enterrado São Nicolau, a figura que deu origem ao mito natalino do Papai Noel.  As pesquisas apontam um templo intacto de 1.700 anos e várias sepulturas sob o piso da igreja de São Nicolau na província turca de Antalya, onde, acredita-se, seja o local de nascimento do santo reconhecido pelos cristãos.

“Temos em mãos ótimos resultados, mas o trabalho de verdade começa agora”, disse Cemil Karabayram, diretor de pesquisa de monumentos de Antalya, ao jornal turco Hurriyet sobre a descoberta, que pode determinar se o arcebispo Nicolau Taumaturgo, morto em 343, está enterrado em território turco. “Vamos chegar ao solo e, talvez, encontrar o corpo intacto de São Nicolau”.

A localidade dos restos mortais de São Nicolau é motivo de polêmica. A história mais difundida conta que piratas levaram o corpo do santo da cidade de Demre, um distrito da província de Antalya, para Bari, cidade italiana onde foi construída a basílica de São Nicolau. Contudo, arqueólogos turcos discordam dessa versão, e alegam que o corpo que está na Itália é de um antigo padre turco – dessa forma, os restos mortais do ‘Papai Noel’ nunca deixaram a Turquia.

Veja também

Por meio de radares de penetração no solo, os pesquisadores descobriram o templo subterrâneo da igreja em Demre. Segundo documentos descobertos na região pela equipe, o local havia sido destruído e passava por reformas à época que os piratas realizaram o roubo do suposto corpo de São Nicolau. O espaço recém-descoberto foi encontrado praticamente intacto, mas, segundo os arqueólogos, o processo de escavação é complexo devido à presença de esculturas em pedra e mosaicos no templo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Carlos Carvalho

    Não acredito que papal Noel morreu.

    Curtir