Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump x Kim: todos os insultos dos presidentes

O bate-boca entre os governantes americano e norte-coreano está cada vez mais acirrado e pode acabar em uma guerra nuclear

A crescente troca de ofensas entre o presidente americano Donald Trump e o ditador norte-coreano Kim Jong-un foi comparada na semana passada a uma “briga de crianças no jardim de infância” pelo ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. A analogia teria sua graça não fosse o risco de o imaturo embate acabar em uma guerra nuclear.

Enquanto Trump abusa do Twitter para atacar o rival da Coreia do Norte, Kim aproveita a imprensa estatal para mandar seus recados ao presidente dos Estados Unidos. Os insultos dos dois lados são acompanhados de novas ameaças, sançõesdemonstrações de poderio militarlançamentos de mísseis balísticos e testes nucleares. A escalada retórica chegou a tal ponto que, na segunda-feira, Pyongyang disse que os recentes comentários de Trump equivaliam a uma declaração de guerra, obrigando a Casa Branca a negar a afirmação.

Nesta quinta, o bate-boca entre as duas potências atingiu um novo patamar de deselegância e falta de diplomacia, para dizer o mínimo, com Kim, por meio de sua agência de notícias, chamando Trump de “velho lunático”.