Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump diz que vai ser “justo, mas firme” com imigrantes

O candidato vem se aproximando de lideranças hispânicas e parece amenizar algumas promessas acerca de imigrantes ilegais

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que pretende ser “justo, mas firme” com os quase 11 milhões de imigrantes que vivem de maneira ilegal no país. A declaração é uma mudança de tom em sua política de imigração e, devido ao caráter mais moderado, levanta dúvidas sobre a promessa de realizar deportações em massa.

Em entrevista à emissora de TV Fox News, Trump disse que irá “se livrar das pessoas ruins”, como “membros de gangues” e assassinos. “Para todo o resto das pessoas, vamos passar por um processo”, afirmou. De acordo com o candidato, o Partido Republicano está trabalhando ao lado da comunidade hispânica para “buscar uma solução” adequada para as questões imigratórias.

Beneficiado nas primárias do Partido Republicano por sua retórica intransigente em relação à imigração, Trump insistiu que não está voltando atrás no polêmico tema. Ainda assim, o bilionário parece trabalhar para ganhar mais apoio, dois meses e meio antes das eleições, enquanto as pesquisas o colocam atrás da rival democrata, Hillary Clinton.

Leia também:
Trump nomeia grupo de assessores hispânicos para campanha
Com dois divórcios e vida opulenta, Trump quer atrair religiosos
Empresas de Trump têm dívidas de 650 milhões de dólares, diz NYT

Durante as primárias, Trump prometeu usar a força para deportar do país milhões de pessoas que vivem ilegalmente nos Estados Unidos. A proposta animou muitos dos partidários mais fiéis, porém, afastou eleitores hispânicos, que podem ser cruciais nos Estados mais disputados na corrida pela Casa Branca.

Em um encontro no sábado com ativistas hispânicos, Trump indicou que está aberto a avaliar a situação daqueles que não cometeram crimes ou faltas imigratórias, para que obtenham alguma espécie de status legal. Os presentes pediram, porém, que ele esclarecesse melhor o assunto.

(Com Estadão Conteúdo)