Terremoto de 6,4 graus atinge Taiwan; prédios desabam

Pelo menos 14 pessoas morreram no tremor; socorristas já resgataram mais de 340 sobreviventes dos destroços

(Atualizado às 13h10)

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu o sul de Taiwan na manhã de sábado (horário local), perto da cidade de Tainan, e deixou pelo menos 14 mortos. Segundo a imprensa local, pelo menos quatro prédios desabaram por causa do abalo, sendo um deles um complexo residencial de dezessete andares. Entre as vítimas há uma criança de apenas dez dias. Cerca de 1.500 bombeiros e socorristas trabalham nas operações de resgate e 100 pessoas ainda estão desaparecidas.

O governo municipal informou que pelo menos 340 pessoas já foram resgatadas dos destroços das construções derrubadas. Outras 140 foram hospitalizadas.

Muitos dos sobreviventes resgatados eram moradores do prédio residencial de dezessete andares que desabou. No total, aproximadamente 240 pessoas moravam no edifício e ainda não está claro quantos podem estar presos nos escombros.

O tremor ocorreu 43 quilômetros a sudeste de Tainan, uma cidade de quase 2 milhões de habitantes. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) disse que o terremoto foi muito raso, a uma profundidade de 10 quilômetros, o que teria amplificado seus efeitos.

O panorama em Tainan é devastador, com edifícios colapsados, alguns com andares destruídos e outros inclinados, além de veículos esmagados, vazamentos de gás e da interrupção do fornecimento de energia elétrica na região.

De acordo com o USGS, um terremoto de magnitude 6,4 pode causar graves danos. Em 1999, um tremor de magnitude 7,6 deixou mais de 2.300 mortos no país.

Leia também:

Forte terremoto atinge sul da Espanha e norte do Marrocos

Quatro chineses são resgatados após ficarem 36 dias soterrados

(Com Reuters e EFE)