Documento mostra como Lula atuou na reeleição de Hugo Chávez

Papéis sigilosos da Embaixada da Venezuela em Brasília dão detalhes de como o ex-presidente brasileiro fez lobby em favor de João Santana

“Eu durmo tranquilo porque sei que Chávez está ali (na presidência), mas também, às vezes, perco o sono pensando que Chávez poderia perder as eleições de dezembro de 2012”, foi assim que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua preocupação com o desfecho das eleições na Venezuela, conforme relatou o então embaixador da Venezuela no Brasil Maximilien Arveláiz em um e-mail enviado para Caracas. O texto faz parte de um conjunto de documentos da diplomacia venezuelana ao qual VEJA teve acesso.

A conversa relatada por Arveláiz ocorreu na manhã do dia 24 de fevereiro de 2011, em um hotel de São Paulo. Lula havia deixado a presidência menos de dois meses antes. Segundo registrou o diplomata venezuelano, para Lula “uma derrota de Chávez em 2012 seria igual ou pior que a queda do muro do Berlim”. A revelação que sugere que o petista se ressentia do evento que marcou a derrocada do comunismo.

Como estratégia para tentar fortalecer Chávez na disputa eleitoral, Lula planejou a criação de um comando de campanha sediado no Brasil que ele coordenaria pessoalmente ao lado de José Dirceu. Além disso, Lula definia como “fundamental” a entrada da Venezuela no Mercosul. “Se conseguirmos o ingresso seria uma grande vitória política”, anotou Arveláiz.

O diplomata afirma que, além do lobby pelo ingresso no Mercosul, Lula avisou que enviaria João Santana (equivocadamente grafado nos documentos como Joel Santana) para coordenar a campanha presidencial de Chávez.

arte-venezuela

Trechos de telegrama diplomático redigido pelo então embaixador da Venezuela no Brasil Maximilien Arveláiz, em 2011. Lula plantou o marqueteiro João Santana (grafado como Joel no documento) na campanha chavista (Arte VEJA)

Em maio de 2011, Arveláiz enviou ao então chanceler Nicolás Maduro um telegrama que voltava a tratar das questões eleitorais registradas pela diplomacia venezuelana quatro meses antes. Ele ressaltava que Lula desembarcaria em Caracas para um evento patrocinado pela Odebrecht que seria aproveitado pelo brasileiro para uma reunião privada para tratar da eleição.

Deu certo. Em 2012, João Santana comandou a vitória de Chávez, que não chegou a tomar posse por causa de um câncer terminal. No ano seguinte, o marqueteiro fez a campanha de Nicolás Maduro, o atual presidente da Venezuela.

Relatório produzido pelo embaixador Arveláiz sobre encontro com o ex-presidente Lula

Relatório produzido pelo embaixador Arveláiz sobre encontro com o ex-presidente Lula (Arte VEJA)

O lobby internacional de Lula em favor de empreiteiras envolvidas no escândalo da Lava-Jato já é alvo de investigações das autoridades brasileiras. O que os documentos venezuelanos sugerem é que o ex-presidente fez muito mais que simplesmente indicar João Santana para a campanha venezuelana. Lula atuou como lobista em favor do marqueteiro.

Em agosto, uma reportagem de VEJA revelou que Santana prometeu ao MPF, dentro das negociações de sua delação premiada, informações que comprovariam como as empreiteiras OAS e Odebrecht, investigadas no escândalo do Petrolão e que possuíam contratos bilionários com o país vizinho, pagaram clandestinamente as despesas de campanha dos chavistas.

Na semana passada, Veja.com publicou trechos de um telegrama da diplomacia brasileira que comprovaram como Dilma Rousseff e Lula atuaram para cooptar o Congresso do Paraguai para que aprovasse a entrada da Venezuela no Mercosul.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. será que essa relação incestuosa do PT com a Odebrecht explica porque as obras públicas realizadas por esta empreiteira sempre atrasam e ficam umas 15 vezes mais caras??

    Curtir

  2. Ademir Oliveira

    O que resta para prender este crápula?

    Curtir

  3. Ingrid Frey Brunckhorst

    Parabéns ao Lula, que ajudou a Venezuela a se tornar o que é hoje! Mais um desastre!

    Curtir

  4. Gilberto Goes Junior

    Tráfico de influência,formação de Quadrilha,Lavagem de Dinheiro Corrupção Ativa,Comunismo Ativo Apoio a Ditadura Sul Americana,Evasão de Divisas ETC…A Ficha do Nove Dedos

    Curtir

  5. Cláudio Moura

    Quando vão prender esse meliante? Chega Brasil.

    Curtir

  6. Jorge Luís dos Santos

    Pede-se às autoridades competentes severa investigação e, se for o caso, a abertura de inquérito criminal em busca de responsabilidades criminais. Por se tratar da ação de um partido político nacional, também a possibilidade da cassação da sigla por motivo de CONSPIRAÇÃO.

    Curtir

  7. Francisco Lemos

    Espero um dia ver uma reportagem sobre como adulterar urnas eletronicas antiquadas. Sera porque nenhum pais civilizado quer essas coisas?
    QUem tem recibo do voto?
    Nao precisa provar que sao a prova de hackers, ou coisa parecida. Temos STF, STJ………..amigos

    Curtir

  8. Marcos Felix Raposo

    E assim, o apedeuta caminha para seu quarto inquérito. Que seja preso em breve.

    Curtir

  9. Sergio Cihgral

    …de certa forma, responsável também pela atual miséria do povo venezuelano…

    Curtir

  10. Carlos Catacrese

    Meu Deus, esse crápula solto é uma vergonha para a nação brasileira. Praticou o que há de mais sórdido na política internacional, além de trabalhar para que as raízes do comunismo fossem implantadas definitivamente na América Latina. Graças a Deus foi descoberto antes e irá preso. Graças a Deus Dilma foi defenestrada e aos poucos estamos despetizando a nação. Foi por pouco, mas conseguimos evitar a destruição total do que o Brasil já havia conquistado.

    Curtir

  11. housekeeping

    Lula, PELAMOR DE DEUS cara vc foi fundo demais vélho; vichi maria que tamanho de GANANCIA é essa? tô achando que tu vais bater o record mundial, eééé´, a soma das suas condenações; ainda mais com os seus causidicos querendo peitar a JUSTIÇA.

    Curtir

  12. Democrata Cristão

    Ainda tem gente que acha que não tem Comunista no Brasil! O próprio Lula, rato comunista, confessa que está ressentido pela Queda do Muro de Berlim!

    Curtir

  13. Ficou faltando informar que através do BNDES foi feito um empréstimo milionário para a Venezuela construir o Metrô de Caracas, na Venezuela. Foi construído pela Odebrecht. A obra foi feita e está em funcionamento. A Odebrecht recebeu o pagamento pela construção. Só falta a Venezuela pagar o empréstimo ao BNDES. O Lula deve saber quando será feito o pagamento. O Chavez já se foi e o Maduro diz que não sabe de nada.

    Curtir

  14. André Romeiro

    Para mim seria o caso de pedir a prisão preventiva deste senhor…

    Curtir

  15. Marcio Bamberg

    Um saco sem fundo… Parece aquele conto que não tem fim!

    Curtir

  16. AUGUSTO MARAJÓ

    Ou, o brasileiro assume que Lula é um safado, ou assina um atestado de tapado. Acho que vai dar a segunda opção. Me provem o contrário!

    Curtir

  17. Sonia Vieira

    bela contribuição. país a beira do caos. por pouco não aconteceu o mesmo com o Brasil.

    Curtir

  18. Arlindo Forni

    a

    Curtir

  19. Arlindo Forni

    Senhores responsáveis da Veja sobre esta área de Comentários. Algumas de minhas postagens simplesmente desaparecem. Postei uma e desapareceu (ou não apareceu, como queiram). Como tira teima postei outra com um simples letra: “a”. Aí foi. Chamem o pessoal de TI, ou tirem esta área de comentários. Assim não perdemos tempo, nem eu, nem Veja.

    Curtir

  20. Roberto Machado de Assis

    Ele vai ser preso e ser conhecido como o maior canalha do mundo.

    Curtir

  21. Fábio Luís Inaimo

    Pior foi ,muito antes disto, o Chaves ter alavancado a eleição de Lula !

    Curtir

  22. Luiz Renato Fogagnolo

    Quando esse idiota será preso?

    Curtir

  23. Augusto Zéfiro

    É uma evidência que o “Foro de São Paulo” existe e estava atuando. E o PT queria transformar o Brasil em outra Venezuela.

    Curtir

  24. Esperar mais o que dessa gente? Quando pensamos que já chegamos ao fundo do posso, eis que mais e mais vem à tona. Como tão poucos iludiram tantos?

    Curtir

  25. O PT DEVE SER EXTINTO JÁ! O BRASIL NÃO MERECE CONVIVER COM ESSE CANCRO. O PT É UMA QUADRILHA CRIMINOSA – NÃO É UM PARTIDO.
    VAMOS CRIAR UM ENORME MOVIMENTO, PELOS JORNAIS E REVISTAS DISPONÍVEIS NA INTERNET, CLAMANDO PELA EXTINÇÃO DO PT. AJUDEM-ME…
    CONVIDO TODOS A REPLICAR ISSO EM TODOS OS JORNAIS E REVISTAS —– O PT TEM QUE SER EXTINTO…O PT TEM QUE SER EXTINTO…O PT TEM QUE SER EXTINTO…O PT TEM QUE SER EXTINTO…O PT TEM QUE SER EXTINTO…O PT TEM QUE SER EXTINTO…

    Curtir

  26. luciano jose do nascimento

    Tudo que é coisa ruim no Brasil, tem sempre o LULALÁLADRÃO em cena, já não deu conta no Brasil, ainda foi ensinar como se roubar ao debiloide do infernal Hugo Chaves.

    Curtir

  27. adson miranda de almeida

    só falta a prisão de Lula e o Brasil bate palma

    Curtir

  28. William Domingues

    Esse cara pode ser comparado a Hitler pq ele quase matou 12 milhões de brasileiros e destruiu nosso país q ele acha q é do PT

    Curtir

  29. Fábio Luís Inaimo

    Lula VENDEU o Brasil aos comunistas bolivarianos !

    Curtir

  30. Jorge Iório

    A máscara de Lula caiu de vez! Ele e sua gang não precisam esperar mais nada pois, poiliticamente, estão acabados.

    Curtir

  31. Antonio Diolino

    Quero dá minha 0piniao, antes quê me chame de anafabeto, como diz aquela música do Raul seixas, sou apenas um latino americano sem din.no bolso kkk, mas falando sério, gente que ama nosso BRASIL, O juiz Mora tá certíssimo, o bom mesmo é só prender mesmo o Lula, quondo ele tiver, totalmente cercado de provas, mesmo que sejam provas genéricas, e testimunhais, porque primeiro ele tem bons advogados, segundo ,tem àqueles seguidores que vão perturbar bastante, depois tem ,a possibilidade dele, sair da prisão mais famoso quê entrou, então gente vamos aguardar o momento certo, combinado gente ???

    Curtir