Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Santos dedica Nobel às vítimas do conflito colombiano

O presidente colombiano recebeu parabéns do chefe das Farc, do secretário-geral da ONU e de seu adversário político Álvaro Uribe, crítico do acordo de paz

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que o prêmio Nobel irá ajudar a impulsionar o processo de paz no país sul-americano. “Não recebo esse prêmio em meu nome, mas em nome de todos os colombianos, em especial em nome das milhões de vítimas desse conflito”, afirmou o presidente. “A paz está perto, a paz é possível, é a hora da paz”, completou.

Já o chefe das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño, o Timochenko, disse em seu Twitter que o “o único prêmio a que aspiramos é da paz com justiça social para a Colômbia sem paramilitarismo, sem retaliações nem mentiras”.

Leia também
Presidente da Colômbia ganha o prêmio Nobel da Paz
O que significa o ‘não’ da Colômbia sobre o acordo com as Farc?
Chega ao fim uma guerra de meio século na Colômbia

A concessão do Prêmio Nobel da Paz ao presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, acontece em um momento crítico para este país e transmite ao povo colombiano um sinal de esperança, disse hoje o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “Esta é uma mensagem oportuna para todos os que trabalharam tão duro pela paz, para o governo, para as Farc e para todas as forças políticas e sociais que expressaram seu desejo de paz”, disse o responsável das Nações Unidas em uma declaração.

O responsável da organização que vela pela paz no mundo pediu aos colombianos que não se deixem dividir pelo resultado do plebiscito do ultimo fim de semana, no qual a rejeição ao acordo de paz entre o governo e as Farc venceu por uma margem muito pequena. Nessa mesma linha, parabenizou os participantes das negociações por seu compromisso de manter o cessar-fogo.

Parabéns do rival político — O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe, principal nome da oposição aos termos do acordo de paz, felicitou seu sucessor e adversário político Juan Manuel Santos. “Felicito o Nobel para o presidente Santos, desejo que conduza a mudanças nos acordos nocivos para a democracia”, tuitou Uribe. O ex-presidente e agora senador foi o grande vitorioso no referendo que no domingo passado rejeitou o histórico acordo de paz alcançado com as Farc.

(Com agências EFE e Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    Uma Chance Para : a Paz dos Cemitérios!

    Curtir

  2. Fábio Luís Inaimo

    Agora premiam com Nobel quem defende comunistas assassinos!! Quem protege civis de bombardeios (Alepo), esses merecem bomba, Santa inversão de valores!

    Curtir

  3. Micky Oliver

    Essa paz é temporária! Se os terroristas não forem presos e condenados por seus atos, em breve estarão no poder pelas vias de fato. Já vimos no que deu aqui no Brasil!

    Curtir