Santorum desiste da disputa para ser o candidato republicano

Com isso, aumentam as chances de Mitt Romney tornar-se o candidato do partido

O ex-senador Rick Santorum anunciou nesta terça-feira que desistiu da disputa para se tornar o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos. Santorum afirmou que tomou a decisão após uma semana de “orações e reflexão”.

Com isso, aumentam as chances de o ex-governador de Massachussetts Mitt Romney tornar-se o candidato do partido para concorrer às eleições presidenciais americanas em novembro. Agora, existe a possibilidade de Santorum tornar-se o vice de Romney, uma proposta lançada por este durante um programa de entrevistas.

“Apesar de essa corrida presidencial ter acabado para mim, nós ainda não terminamos de lutar”, afirmou Santorum. Durante seu discurso em Gettysburg, na Pensilvânia, Santorum agradeceu o apoio que recebeu nos últimos meses e disse que a campanha começou como sua história e tornou-se a história dos que o acompanharam nesse período. O republicano também afirmou que a internação de sua filha de três anos – Bella, que sofre de uma desordem genética, a “trissomia 18” ou “síndrome de Edwards” – também o levou a refletir sobre a disputa.

Rivalidade – Pouco depois de Santorum anunciar a sua saída, Mitt Romney lançou um comunicado parabenizando o antigo rival pela sua campanha. “O senador Santorum é um competidor ábil e capaz, e eu o parabenizo pela sua campanha. Ele provou ser uma voz importante no nosso partido e na nação”, afirmou Romney. “Nós dois reconhecemos que o mais importante é deixar os fracassos dos últimos três anos para trás e colocar os EUA de volta no caminho da prosperidade”, completou.

Santorum conservador estava concentrando seus esforços para vencer as prévias no estado da Pensilvânia, onde foi senador, em 24 de abril. Porém, os resultados ruins nas primárias de 3 de abril, especialmente a derrota em Wiscosin, deixaram o quadro desfavorável: Enquanto Rommney tem 661 delegados, de acordo com levantamento do ‘The New York Times’, Santorum conquistou 285. Além disso, a campanha de Romney possui muito mais recursos financeiros do que a de Santorum.

Disputa – Apesar de Romney ainda precisar conquistar metade do número de delegados necessários para a nomeação, a saída de Santorum deixa o caminho aberto para uma vitória segura do republicano moderado. Romney já liderava a corrida antes desta terça, porém Santorum representava seu maior rival para conquistar a indicação.

Mesmo assim, ainda há outros dois candidatos na disputa: o ex-presidente da Câmara dos Representantes, Newt Gingrich, e o congressista Ron Paul. Ambos conquistaram um número muito baixo de republicanos para competir com Romney.

Por causa da alta competitividade interna, alimentada por inéditos ataques pessoais entre os candidatos, o partido estava perdendo popularidade diante do eleitor americano indeciso, um elemento importante nas eleições de novembro.