Saiba qual o salário de Obama, Putin, Merkel…

Lista elaborada pela rede americana CNN aponta os ganhos de alguns dos principais nomes da economia mundial, de países desenvolvidos e emergentes, como o Brasil

Na última semana, o presidente Vladimir Putin anunciou um corte de 10% em seu salário, em um momento em que a economia da Rússia sofre com a queda do preço do petróleo e as sanções impostas pelos Estados Unidos e a Europa em reação à interferência na Ucrânia. A medida tem um efeito muito mais propagandístico do que prático, uma vez que sua fortuna vai muito além do salário que recebe.

Um levantamento divulgado em 2012 por dois respeitados políticos de oposição, Leonid Martynyuk e Boris Nemtsov (assassinado no final de fevereiro, perto do Kremlin), apontou que Putin tem à sua disposição vinte palácios e mansões, 58 aviões e helicópteros e quatro barcos.

Leia também:

Os próximos passos de Vladimir Putin

Bill Browder, presidente da empresa Hermitage Capital Management e que já foi o maior investidor estrangeiro da Rússia, afirmou à rede americana CNN que a fortuna do russo chegaria a 200 bilhões de dólares. “Depois de 14 anos no poder na Rússia, e da quantidade de dinheiro que o país fez, e a quantidade de dinheiro que não foi gasto em escolas, estradas e hospitais, todo o dinheiro está em propriedades, bancos – contas em bancos suíços, ações, fundos hedge, gerenciados por Putin e seus camaradas”.

Considerando apenas o salário oficialmente declarado, o autocrata russo está longe, por exemplo, de seu inimigo Barack Obama, que lidera uma lista elaborada pela CNN com os ganhos de líderes de países desenvolvidos e economias emergentes. Confira os números que aparecem nos holerites de alguns dos nomes que ditam os rumos da economia mundial: