Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia brinca com ‘Star Wars Day’ e chama para o lado negro

A Embaixada russa na Inglaterra aproveitou a data, celebrada mundialmente pelos fãs da saga dos jedis, e ironizou imagem de vilão do país

Na data em que aficionados pelos filmes da série Guerra nas Estrelas (Star Wars, no original) celebram anualmente os episódios e personagens da franquia, diplomatas russos provocaram uma divertida controvérsia. A Embaixada da Rússia na Inglaterra publicou nesta quinta-feira em sua página do Twitter uma imagem do vilão Darth Vader com a mensagem: “Venha para o nosso lado —  siga-nos no Twitter no #StarWarsDay”, em referência ao “lado negro da força”.

A brincadeira é uma alusão ao que seria a demonização da Rússia pelo ocidente. A ironia dos funcionários da representação russa recebeu manifestações distintas. Enquanto muitos levaram na esportiva e entraram no clima, outros responderam ao post com incredulidade e mesmo com fúria.

Apesar do caráter oficial, a embaixada costuma publicar tuítes descontraídos e satíricos sobre os mais diversos assuntos, como  a imagem de um gatinho que, ao derrubar um vaso, acusa “Os russos fizeram isso” e rotineiras mensagens apenas desejando “Bom dia!”.

 

#StarWarDay

A Embaixada da Rússia não foi a única a embarcar nas comemorações do dia. As redes sociais foram tomadas por homenagens e brincadeiras sobre a série de filmes. A atriz Carrie Fisher, eternizada como a Princesa Lea e morta em dezembro passado, foi especialmente lembrada pelos fãs.