Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney vence em NY, Pensilvânia, Connecticut, Rhode Island e Delaware

Washington, 24 abr (EFE).- O aspirante republicano à Presidência dos Estados Unidos Mitt Romney ganhou nesta terça-feira as primárias de Nova York, Pensilvânia, Connecticut, Rhode Island e Delaware, conforme as projeções das redes de televisão do país.

Romney, provável rival do presidente Barack Obama nas eleições de novembro, conquistou a vitória nos cinco estados que celebravam votações hoje, em uma jornada que distribuirá um total de 231 delegados.

Com apenas 13% dos votos apurados em Connecticut, o ex-governador de Massachusetts contava com 67% dos votos, seguido pelo congressista Ron Paul, com 13%, e pelo ex-porta-voz da Câmara de Representantes, Newt Gingrich, com 10%.

Em Rhode Island, com 11% apurados, Romney ganhava por 60%, seguido de Paul com 26% e Gingrich com 7%, conforme os dados da rede ‘CNN’.

Na Pensilvânia, com 17% apurados, Romney somava 56% dos votos, seguido de Rick Santorum, que foi senador por esse estado e, apesar sua renúncia há duas semanas à campanha, seguia nas listas, e obteve 19% dos votos.

Em Delaware, com 66% apurados, Romney acumulou 56% dos votos, contra 26% de Gingrich e 11% de Paul.

O ex-governador também venceu em Nova York, onde, com 7% das urnas apuradas, alcançava 56% dos votos, com Paul e Gingrich empatados na segunda posição com 16% cada um.

Após a renúncia de Santorum, Romney lançou nesta terça-feira a partir de New Hampshire sua campanha para as eleições gerais, faltando que sua candidatura seja confirmada na Convenção Nacional Republicana de agosto em Tampa (Flórida).

‘Esta noite começa melhor nos Estados Unidos’, garantiu Romney diante dos simpatizantes, conforme extratos de seu discurso nos quais dirige ataques em direção a Obama.

Da votação de hoje dependerá, provavelmente, a permanência na campanha de Gingrich, que anunciou que está avaliando suas opções e que poderia tomar uma decisão nos próximos dias.

Gingrich confiava em derrotar Romney em Delaware e sua campanha apontava que seu resultado nesse estado poderia determinar sua continuidade na corrida.

Dos estados que votam hoje, Nova York será o que terá mais delegados, 95 ao todo, seguido da Pensilvânia, com 72; Connecticut, com 28; Rhode Island com 19, e Delaware com 17.

Pelas principais projeções, Romney conta até agora com 695 dos 1.144 delegados necessários para garantir a indicação republicana. EFE

llb/dm