Romney vence em New Hampshire, diz imprensa americana

Segundo projeção da rede CNN, o libertário Ron Paul fica com o segundo lugar

O ex-governador de Massachusetts Mitt Romney é o ganhador das primárias republicanas de New Hampshire, segundo a imprensa americana. Momentos depois do fechamento das últimas urnas, às 20h locais (23h de Brasília), as cadeias de televisão indicaram que suas projeções permitem declarar Romney o vencedor nas urnas, após a derrota sofrida frente a John McCain neste mesmo estado há quatro anos.

“Esta noite nós celebramos, amanhã voltamos ao trabalho”, disse Romney no discurso para seus partidários no estado. Alvo de ataques de seus adversários nos últimos dias, o pré-candidato aproveitou o momento de triunfo para criticar seus concorrentes na corrida pela indicação republicana que, segundo ele, estariam fazendo o jogo de Barack Obama. “Esse é um enorme erro para o partido e para a nação. Este país já tem um líder que nos divide com a amarga política da inveja”, concluiu.

Segundo a projeção da CNN, o congressista Ron Paul, representante da corrente libertária republicana, garantiu um surpreendente segundo lugar no estado. O ex-governador de Utah Jon Huntsman, de ideias moderadas, ficou em terceiro lugar. Até o momento, com 53% das urnas apuradas, Romney tem 38% dos votos, seguido por Paul, com 24%, e Huntsman, que soma 17%.

Infográfico: Os republicanos que querem o lugar de Obama

Os três são perseguidos de longe pelo ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich e por Rick Santorum, a grande surpresa da prévia anterior, em Iowa, empatados com 10%. Em último lugar, com 1%, aparece o governador do Texas, Rick Perry, que optou por concentrar seus esforços na Carolina do Sul, a próxima convocação eleitoral.

Leia também: Boca de urna dá vitória a Romney

(Com agência EFE)