Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Romney: Europa é exemplo a não ser seguido

O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Mitt Romney afirmou na quinta-feira que o presidente Barack Obama faz com que os Estados Unidos se pareçam cada vez mais com Europa, um modelo que segundo ele não funciona.

“Não acredito que a Europa funcione na Europa. Não quero a Europa aqui”, declarou o candidato em Iowa, a poucos dias do cáucus neste estado chave, o primeiro que votará nas primárias republicanas.

“As políticas aplicadas pelo presidente para que sejamos como a Europa não funcionam. Quero que os Estados Unidos continuem sendo Estados Unidos”.

O rico empresário, ex-governador do estado de Massachusetts, conhece bem a Europa por ter vivido dois anos e meio na França quando tinha pouco mais de 20 anos.

Em um livro escrito por ele, Romney menciona o risco de que os “Estados Unidos se transformem na França do século XXI (…), um grande país, mas não mais o país que dirige o mundo”.

O candidato lidera as pesquisas em Iowa, seguido por Ron Paul e Rick Santorum.

Depois de Iowa e New Hampshire, a candidatura republicana será disputada estado por estado até o verão (hemisfério norte).