Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Republicanos votam em New Hampshire e Romney é favorito

O ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, deve conquistar sua segunda vitória rumo à candidatura republicana para as eleições presidenciais americanas, nas primárias de New Hampshire, esta terça-feira, onde quase 250.000 eleitores já começaram a votar.

Uma semana depois do ‘caucus’ de Iowa, é a vez de New Hampshire, pequeno estado do nordeste americano, escolher quem, entre os seis principais candidatos republicanos, seus eleitores querem ver como adversário do presidente Barack Obama nas eleições de novembro.

A campanha foi dura. Os adversários republicanos não pouparam críticas a Romney, especialmente lembrando seu passado como empresário, para tentar frear o candidato que todas as pesquisas apontam como vencedor, com 33% das intenções de votos segundo a mais recente pesquisa da Suffolk University/7News.

Newt Gingrich, ex-presidente da Câmara dos Deputados, acusou Romney, de 64 anos, de ter “saqueado supostamente várias empresas, deixando os empregados na rua”, quando dirigia o fundo de investimentos Bain Capital nos anos 1980 e 1990.

Nesta terça-feira, Gingrich foi o primeiro a voltar a atacar Romney, dizendo que os eleitores tinham que escolher entre “um conservador ao estilo Reagan, que reduza os impostos, e um moderado de Massachusetts que os aumentará”.

“O que não queremos é que depois de nomear um candidato descubramos em setembro que ele tem uma fragilidade fatal e que já não podemos fazer nada a respeito”, acrescentou Gingrich, em declarações ao canal CNN.

“Todos devemos ser testados em janeiro, fevereiro, março, para estar claro de que a pessoa que nomearemos estará apta para competir com Obama”, emendou.

O segundo lugar promete ser muito disputado entre o liberal texano Ron Paul (20% segundo a mesma pesquisa) e o ex-governador de Utah, Jon Huntsman (13%), um moderado que aposta tudo em New Hampshire.

“Qualquer coisa pode acontecer e surpreenderemos muito o mundo amanhã”, afirmou Huntsman na noite de segunda-feira em um ato de sua campanha.

Os eleitores de New Hampshire são conhecidos por tomar sua decisão na última hora e, por isso, surpreender.

Duas localidades, os povados de Dixvillle Notch (75 habitantes) e de Hart’s Location (42) foram os primeiros a votar, passada a meia-noite (03H00 de Brasília).

A seção de Dixville Notch próxima à fronteira canadense só ficou aberta alguns minutos, tempo suficiente para que seus nove eleitores votassem. Romney e Huntsman estavam então na liderança, já que cada um deles obteve dois votos, disse à AFP o responsável pelas operações de voto, Richard Erwin.

Em Hart’s Location, Romney conseguiu 5 dos 23 votos, ficando à frente de Ron Paul (4) e Jon Huntsman (2), informou o responsável local, Mark Diendorf.

A maioria das outras seções de votação abriu às 07H00 (10H00 de Brasília) e as últimas fecharão às 20H00 (23H00 de Brasília).

Os seis candidatos republicanos são Mitt Romney, 64 anos, que coloca sua experiência como homem de negócios para afirmar que será o melhor para endireitar a abalada economia; Ron Paul, 76 anos; Jon Huntsman, 51 anos; Rick Santorum, 53 anos, ex-senador ultraconservador pela Pensilvânia; Newt Gingrich, 68 anos, ex-presidente da Câmara dos Deputados, e Rick Perry, de 61 anos, governador ultraconservador de Texas.

Depois de New Hampshire, as próximas eleições primárias serão realizadas na Carolina do Sul, dia 21 de janeiro, com Mitt Romney liderando todas as pesquisas.