Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebeldes fogem e tropas ucranianas já controlam o centro de Slaviansk

Em Andriivka, militares retomaram o controle de uma torre de televisão. Houve combates e Exército confirmou duas mortes entre seus homens

Pelo menos dois veículos blindados de transporte de pessoal e vários rebeldes fugiram nesta segunda-feira de um duro confronto na periferia leste da cidade ucraniana de Slaviansk, controlada por separatistas pró-russos. Na região central da cidade do leste da Ucrânia, disparos podiam ser ouvidos quase continuamente, informou um correspondente da agência Reuters. Com a operação, o Exército ucraniano conseguiu retomar o controle do centro de Slaviansk. Pelo menos quatro ambulâncias foram vistas na área, mas não há informações sobre vítimas.

Em Andriivka, cidade a apenas 10 quilômetros de Slaviansk, as forças ucranianas conseguiram expulsar os separatistas e assumir a torre de televisão após combates que podem ter causado mortos e feridos, segundo diferentes meios de imprensa. O pequeno município de Andriivka fica no meio caminho entre Slaviansk e Kramatork, as duas praças fortes da sublevação contra as autoridades de Kiev.

Leia também

Ucrânia acusa Rússia de querer destruir o país

Ucrânia: separatistas libertam inspetores europeus raptados

Mais de 40 morrem em incêndio e confrontos em Odessa

Segundo a agência russa Interfax, foram registrados vários feridos e uma menina poderia ter morrido, segundo informações que não foram confirmadas. Os meios de imprensa ucranianos confirmaram que tinham sido retomados hoje os combates em torno da torre da televisão. Segundo o Ministério do Interior ucraniano confirmou em um comunicado, dois militares morreram em uma intensa troca de fogo com milícias pró-russas.

Com eles, seriam quatro os militares ucranianos mortos desde que começou na sexta-feira passada a ofensiva para recuperar as regiões rebeldes do leste e sudeste do país, controladas pelas milícias pró-russas. No início da ofensiva, dois soldados ucranianos morreram após serem derrubados dois helicópteros pelas milícias em Slaviansk. Não há entre os separatistas uma contagem oficial dos mortos, mas o Exército ucraniano informou que há “várias baixas” entre os combatentes pró-russos.

(Com agência Reuters)

Entenda a atual situação dos conflitos nas cidades ao leste da Ucrânia: