Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rebekah Brooks é absolvida de acusação de suborno

Ex-diretora do 'News of the World' ainda responde por outras quatro acusações

A ex-diretora do News of the World, Rebekah Brooks, foi absolvida nesta quinta-feira da acusação de pagamento ilícito a um funcionário público, no julgamento que enfrenta por seu suposto envolvimento no escândalo das escutas na imprensa britânica. O juiz do Tribunal Central Criminal recomendou ao júri que a absolvesse por falta de provas. Brooks era acusada de ter aprovado o pagamento a um funcionário público para obter uma foto do príncipe William de biquíni.

“A decisão de se há ou não acusação a responder é minha”, disse o magistrado, que não deu mais explicações e pediu para o júri emitir o veredicto. Apesar da retirada desta acusação, Brooks enfrenta ainda quatro acusações criminais neste processo, por interceptar ligações de telefones celulares, outra por suborno de funcionário público e duas por obstrução da Justiça.

Leia também

Ex-editores de Murdoch supervisionavam grampos telefônicos, diz promotor

Seis jornalistas são detidos em escândalo de grampos

Mensagens de celular entre Cameron e jornalista Rebekah Brooks são divulgadas

Entenda o caso

  1. • O tabloide News of the World recorria a detetives e escutas telefônicas em busca de notícias exclusivas – entre as vítimas estão celebridades, políticos, membros da família real e até parentes de soldados mortos.
  2. • Policiais da Scotland Yard também teriam sido subornados para fornecer informações em primeira mão aos jornalistas.
  3. • O escândalo forçou o fechamento do jornal sensacionalista, que circulou por 168 anos e era um dos veículos do grupo News Corp., do magnata Rupert Murdoch.
  4. • Agora, a polícia investiga uso de grampos ilegais em outros jornais britânicos.

Leia mais no Tema ‘Grampos na Grã-Bretanha’

Brooks foi acusada de ter aprovado o pagamento de 4.000 libras (cerca de 15.900 reais) a um funcionário estatal para conseguir uma foto do príncipe William vestido de ‘Bond-Girl’ em uma festa privada na academia militar de Sandhurst, onde o membro da realeza serviu. A foto jamais foi publicada, mas a notícia da presença do príncipe na festa foi publicada em 2006 na capa do tabloide The Sun, do qual Brooks era diretora na época, com uma montagem de William vestindo um biquíni verde.

Também estão sendo julgados no processo o marido de Rebekah Brooks, Charlie Brooks, e seu ex-amante, Andy Couson, ex-chefe de imprensa do governo de David Cameron e, assim como ela, antigo diretor do News of the World.

O caso das escutas ilegais surgiu em 2007 mas tornou-se um escândalo em 2011, quando o News of the World, que faz parte do conglomerado de mídia controlado pelo magnata Rupert Murdoch, foi fechado após a detenção de dezenas de seus funcionários por supostamente terem praticado grampos telefônicos. Após a revelação de que jornalistas da imprensa sensacionalista interceptavam as caixas do correio de voz de famosos e cidadãos para obter notícias exclusivas, a Justiça iniciou uma investigação das práticas da imprensa. Houve também uma reação da própria imprensa, que culminou na criação de um novo mecanismo regulador do setor.

(Com agência EFE)