Quem será o novo presidente do Irã?

O atual presidente Hassan Rohani enfrenta dois fortes rivais

Seis candidatos foram autorizados pelo Conselho dos Guardiães da Constituição a participar das eleições presidenciais do Irã, que serão realizadas na próxima sexta-feira, 19 de maio. O atual regente do cargo, Hassan Rohani, está entre os que disputam a corrida. Ele enfrentará dois competidores fortes e conservadores: o clérigo Ebrahim Raisi e o ex-militar Mohammad Baqer Qalibaf.

A controversa candidatura do ex-presidente Mahmoud Ahmadinejad foi rejeitada pelo conselho de religiosos, que confirma todos os nomes que estarão na cédula de votação antes mesmo do início de suas campanhas.  Mais de 130 mulheres se registraram para o pleito, mas todas foram vetadas.

Além de Rohani, Raisi e Qalibaf, outros três candidatos se enfrentarão na próxima sexta-feira: Eshaq Jahangiri, o atual vice-presidente; Mostafa Mirsalim, um ultraconservador apoiado pelos clérigos mais tradicionais; e Mostafa Hashemitaba, ex-presidente do Comitê Olímpico iraniano que já tentou se eleger em 2001.

Segundo as mais recentes pesquisas de boca de urna, estes são os candidatos que aparecem na liderança e que valem a pena prestar atenção no próximo 19 de maio:

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. “Mais de 130 mulheres se registraram para o pleito, mas todas foram vetadas”. O amor deste pessoal com os valores democráticos é um encanto.

    Curtir

  2. Hattori Hanzo

    …o Papa Francisco.

    Curtir