Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quem financia a Coreia do Norte?

Entre os produtos mais exportados pela ditadura de Kim Jong-un estão carvão, roupas, peixes, armas e até metanfetamina

Mais de 80% das trocas comerciais da Coreia do Norte são com a China.

A Coreia do Norte exporta principalmente carvão, minérios, roupas e peixes. Eles também fabricam armas com mão-de-obra escrava e as vendem para outros países.

“A Coreia do Norte vê a exportação de armas como uma boa maneira de conseguir dinheiro, mas até onde sabemos não venderam armas nucleares”, diz o americano Shea Cotton, especialista em relações internacionais no Instituto Middlebury de Monterey, nos Estados Unidos.

Entre os principais clientes estão o Irã e a Síria. Para este último, venderam tecnologia para um reator nuclear, que foi destruído por Israel, em 2007. Cuba, Uganda, Etiópia, Tanzânia e Congo já foram pegos comprando armas e serviços militares da Coreia do Norte.

Eles também produzem e vendem metanfetamina. O maior consumidor é a China, embora também tenham usado embaixadas espalhadas pelo mundo como entrepostos de venda.

Veja também

Leia esta reportagem na íntegra assinando o site de VEJA ou compre a edição desta semana para iOS e Android.

Aproveite também: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Luciane Massaro

    Nem o jornalista que escreveu essa matéria enem o editor perceberam que existe uma coisa muito errada aqui? Eu acho que para um encontro como esse, a China enviaria o presidente atual do país, não é? Já a Coréia do Norte, não enviaria um homem que deve ter renascido das cinzas… Kim Jong Il está morto a 6 anos, ou estou enganada? Como esse encontro aconteceu no “último dia 5”? E o resto da matéria, o que é verdade? Ser tendencionista é uma coisa, mas, criar uma matéria só para colocar mais” lenha na fogueira” do ódio e do preconceito, isso deveria ser crime. Pensei que só os blogzinhos vagabundos faziam esse tipo de coisa.

    Curtir