Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Príncipe mais velho da família real do Japão morre aos 100 anos

Mikasa era o irmão caçula de Hirohito, pai do atual imperador. O príncipe, um estudioso de história oriental antiga, ensinou em universidades do país

O príncipe Mikasa, tio do imperador japonês Akihito, morreu nesta quinta-feira, aos 100 anos, deixando somente quatro herdeiros para o Trono Crisântemo, informou a agência oficial de notícias da Casa Imperial do Japão.

A morte de Mikasa coincide com a atenção renovada referente ao futuro da idosa e minguante família imperial e com o debate sobre a permissão para que mulheres herdem o trono, o que romperia uma tradição de sucessão exclusivamente masculina que conservadores dizem ser crucial para um costume imperial que remonta a 2.600 anos.

Leia também
Ex-modelo é a nova líder da oposição japonesa
Hisahito, o príncipe que veio salvar a velha dinastia japonesa
O imperador do Japão quer abdicar. E agora?

Mikasa era o irmão caçula de Hirohito, pai do atual imperador, por quem o Japão lutou na II Guerra Mundial. O príncipe, um estudioso de história oriental antiga, ensinou em universidades e serviu como presidente honorário do Centro de Cultura do Japão.

Em agosto, o imperador Akihito, de 82 anos, informou que deseja abdicar — um gesto inédito no Japão moderno e impossível pela lei atual. Entre os quatro herdeiros homens remanescentes está o príncipe Hisahito, de 10 anos, o único neto do imperador. Os outros três são o irmão de 80 anos de Akihito e seus dois filhos de meia idade, incluindo o príncipe herdeiro Naruhito.

(Com agência Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. JArnaldo Nunes

    Nos anos 60 estreitou os laços entre o Japão e a grande colonia nipônica brasileira, em especial em Marília, onde plantou ipê no pátio da Prefeitura, foi homenageado e dá nome ao Parque Infantil Príncipe Mikasa.

    Curtir

  2. Aloisio Barros

    Obrigado pela informação JArnaldo Nunes, não sabia disso e nem a Veja pelo visto sabia. Uma falha da revista, afinal uma autoridade como ele, príncipe japonês, esteve por aqui no Brasil e tem um Parque Infantil com seu nome em Marília/SP. Mais atenção Veja.

    Curtir