Primeira viagem oficial de Rajoy ao exterior será ao Marrocos

Madri, 10 jan (EFE).- O presidente de Governo na Espanha, Mariano Rajoy, declarou nesta terça-feira que pretende viajar para o Marrocos ‘muito em breve’, no que será sua primeira visita oficial a um país estrangeiro desde sua chegada ao poder em dezembro.

Em entrevista à Agência Efe, o chefe do Executivo, que falou por telefone com o rei Muhammad VI em 3 janeiro, explicou que seu gabinete está em contato com o novo Governo marroquino para marcar a viagem ‘assim que as agendas coincidirem’.

Desta forma, Mariano mantém a tradição dos últimos presidentes do Executivo de escolher o Marrocos para sua primeira visita oficial ao exterior após chegar ao poder.

Além desta viagem, Rajoy também comentou que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, irá visitar Madri na segunda-feira para receber a máxima condecoração do Estado espanhol, a insígnia de Toisón de Oro.

A Espanha também deve receber em breve a visita do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy e da presidente de turno da UE, a primeira-ministra dinamarquesa, Helle Thorning-Schmidt.

Em 30 de janeiro, Rajoy viajará a Bruxelas para participar de seu primeiro Conselho Europeu, ‘mas não sei se posso chamar isso de viagem ao exterior’, brincou. Este encontro será uma reunião chave onde, segundo o presidente, terá a oportunidade de explicar suas reformas.

Na cúpula europeia, os membros comunitários irão analisar como cada país está cumprindo com os requisitos de déficit público e irão falar de ‘crescimento econômico e emprego, e das medidas que devem ser tomadas’ para atingir esses objetivos, acrescentou. EFE