Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primeira-dama da Polônia ignora protocolo e deixa Trump no vácuo

A etiqueta cerimonial dita que se deve sempre cumprimentar primeiro a maior autoridade presente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, protagonizou nesta quinta-feira mais um episódio constrangedor de sua saga de apertos de mão. Em Varsóvia, a primeira-dama polonesa, Agata Duda, ignorou a mão estendida de Trump e cumprimentou Melania antes de se dirigir ao líder americano. O republicano, notório por cumprimentar de forma agressiva seus interlocutores, com puxões de braço que teriam o objetivo de impor autoridade e demostrar superioridade, ficou visivelmente contrariado.

O gesto da primeira-dama provocou uma enorme controvérsia nas redes sociais. Enquanto algumas pessoas apontam que Agata teria esnobado propositadamente o presidente americano, outras defendem que ela simplesmente não viu o movimento de Trump. O vídeo deixa dúvidas e, como se não bastasse, circula também na internet uma versão editada, em que a cena em que a primeira-dama e Trump se cumprimentam logo depois da gafe foi cortada.

Qualquer que seja o caso, no entanto, Duda quebrou o protocolo. A etiqueta cerimonial dita que se deve sempre cumprimentar primeiro a maior autoridade presente. É comum que a regra provoque situações embaraçosas, já que a etiqueta geral estipula que as mulheres sejam saudadas primeiro, mas raramente vê-se uma situação como essa entre as autoridades do primeiro escalão – o que alimenta ainda mais as teorias de que a atitude de Agata foi deliberada.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Walter Matos de Oliveira Jr

    Bobagem

    Curtir

  2. Que idiotice!

    Curtir

  3. Guilherme Massao Cobayaxi

    Se quebrou o protocolo de propósito, fez mto bem. E com que merece.

    Curtir

  4. ” puxões de braço que teriam o objetivo de impor autoridade e demostrar superioridade” “alimenta ainda mais as teorias de que a atitude de Agata foi deliberada”.
    Está bem subjetivozinho esse texto, hein? Por ser assinado “da redação”, seria de se supor que seria informativo e não opinativo. A que ponto o ódio da grande mídia a Trump chegou.

    Curtir

  5. Mauricio Mozart

    Babacas…a mulher ficou foi deslumbrada com a beleza da mulher dele! Trump dando um banho e as esquerdas chorando e mordendo as próprias bolas!

    Curtir

  6. Guilherme Silva

    ☻/ Esse é Bob. Bob consegue aparecer, meu comentário não.
    /▌
    /\

    Curtir

  7. mimimimimimimi… #gotrump

    Curtir

  8. O presidente da Polonia desmentiu isso. A única coisa que a Veja achou importante desse encontro foi uma brincadeira de internet…tirem suas próprias conclusões sobre a seriedade da Veja…

    Curtir