Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primárias em New Hampshire começam com Romney como favorito

Manchester (EUA.), 10 jan (EFE).- Os eleitores de New Hampshire, tradicionalmente independentes, participam nesta terça-feira de uma nova etapa na escolha do candidato republicano que irá concorrer à presidente dos Estados Unidos, com Mitt Romney como favorito, seguido do ultraliberal Ron Paul e do moderado Jon Huntsman.

Logo no início da manhã, com temperaturas bem frias, era possível verificar um bom número de pessoas votando na escola primária Webster, na cidade de Manchester, indicou à Agência Efe a chefe desta zona eleitoral, Dianne Beaton.

Em todo o pequeno estado do nordeste dos EUA espera-se que 250 mil republicanos votem nas primárias. Joana Batcher, que optou pelo ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, disse estar confiante, apesar de seu candidato ter caído para quinto lugar nas pesquisas. ‘Não acredito nas enquetes. Acho que New Hampshire pode apresentar uma surpresa’, afirmou.

Em New Hampshire, ao contrário dos ‘caucus’ (assembléias populares) de Iowa, os eleitores depositam sua cédula numa urna e suas primárias são abertas, o que permite que os independentes também participem.

Todos os analistas consideram que serão esses candidatos que irão decidir as primárias, apesar de uma pesquisa realizada nesta terça-feira Universidade de Suffolk ter dado a Romney, ex-governador do vizinho de Massachusetts, uma cômoda vantagem de mais de vinte pontos sobre o segundo, Ron Paul.

Em seguida, aparecem o ex-embaixador dos EUA na China Jon Huntsman, e o ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum, que pretende repetir em New Hampshire sua boa atuação em Iowa na semana passada, quando ficou em segundo lugar.

Pouco após depositar seu voto, Jonathan Graham explicou à Efe que escolheu Romney porque ele tem ‘a experiência nos negócios necessária para uma disputa onde a economia será o eixo fundamental’.

Nas primárias de New Hampshire, os eleitores escolherão doze delegados que representarão o estado na convenção nacional republicana em Tampa, na Flórida, em agosto, quando será nomeado oficialmente o candidato do partido para a corrida presidencial.

Também no estado da região conhecida como Nova Inglaterra serão realizadas as primárias dos Democratas, embora elas tenham um caráter meramente simbólico, já que o presidente Barack Obama conta com amplo apoio do partido.

As zonas eleitorais ficarão abertas até amanhã, quando deverão ser anunciados os resultados. EFE