Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presos 3 membros da Al Qaeda que planejavam ataque

Dois chechenos 'muito perigosos' e um turco foram pegos com explosivos

Três membros da rede terrorista Al Qaeda foram presos em Cádiz, no sul da Espanha, onde planejavam cometer um atentado nesta ou em outra cidade da Europa, disse nesta quinta-feira o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz. Segundo ele, a captura aconteceu em ‘uma das mais importantes investigações’ contra a rede islamita em nível internacional.

Leia também:

Leia também: Um ano após morte de Bin Laden, Al Qaeda ainda se adapta

“Há indícios claros de que os presos poderiam estar planejando um atentado na Espanha e/ou na Europa”, disse Fernández Díaz em uma entrevista a jornalistas. Segundo o ministro, os três suspeitos – dois chechenos e um turco – estavam com explosivos no momento em que foram presos. Ele também destacou que os dois chechenos ‘são extremamente perigosos’ e eram os agentes ‘operacionais’ do grupo.

A polícia suspeita que ao menos um deles participou de campos de treinamento da Al Qaeda no Paquistão. Dois dos suspeitos estavam viajando em direção à França quando foram presos, informou o jornal espanhol El País. Segundo este, no início de julho, a ‘filial’ da Al Qaeda na península árabe lançou uma mensagem dizendo que procuravam ‘lobos solitários’ que falassem espanhol para novas operações.

(Com agência EFE)