Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente do Congresso paraguaio se reúne com Unasul antes de julgamento

Assunção, 22 jun (EFE).- Os chanceleres da União de Nações Sul-americanas (Unasul) que se encontram em missão de urgência na capital paraguaia se encontrarão hoje com o presidente do Congresso paraguaio, Jorge Oviedo Matto, poucas horas antes do julgamento político do chefe de Estado Fernando Lugo.

O secretário-geral da Unasul, o venezuelano Alí Rodríguez Araque, liderará esse encontro que será realizado no Congresso, informou à Agência Efe um porta-voz da Câmara de Senadores. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, que seguiu diretamente do Rio de Janeiro, também estará na reunião.

Em apoio a Lugo, centenas de pessoas estão concentradas na frente da sede parlamentar.

Na noite desta quinta-feira, Rodrígues Araque declarou – depois que ele e os chanceleres de Unasul se reunissem com o governante -, que a preocupação do bloco regional é com ‘o exercício da democracia’ e, dentro dela, ‘a reta administração de Justiça’.

Segundo Rodrígues Araque é ‘indispensável’ que ‘este processe respeite o tempo necessário para que o acusado possa apresentar seu recurso de defesa’, ressaltou.

Além disso, o secretário-geral da Unasul expressou que conversará ‘com os partidos políticos e com o Parlamento’ para ver ‘se há uma saída menos rígida do que a que está sendo apresentada’.

O Congresso bicameral, formado pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, deu início ao processo político do presidente Fernando Lugo pelo suposto mau desempenho em suas funções e por causa do resultado de uma operação de despejo de trabalhadores sem-terra em uma fazenda do nordeste do país. EFE