Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

“Por que não vamos à praia?”

Oito meses depois do famoso episódio conhecido como ‘Por que no te callas?’ (por que você não se cala?), o rei Juan Carlos I, da Espanha, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltaram a se encontrar nesta sexta-feira, desta vez em termos amistosos. Os dois trocaram apertos de mão e tapas nas costas durante visita de Chávez à residência de verão dos reis da Espanha, em Palma de Mallorca.

A recepção durou quatro minutos, em um ambiente relaxado. O rei agradeceu a Chávez pela visita. O venezuelano, então, emendou: ‘Por que não vamos à praia?’, após comparar o intenso calor da ilha mediterrânea ao do Caribe.

O encontro é o primeiro entre os dois desde o episódio ocorrido na Cúpula Ibero-americana, em Santiago, no Chile, em novembro de 2007. Naquela ocasião, o rei interpelou o venezuelano após várias interrupções de Chávez ao presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que tinha tomado a palavra para reivindicar respeito a seu antecessor, José María Aznar – a quem o líder da Venezuela chamara de ‘fascista’. Após a reunião com o rei em Mallorca, Chávez segue para Madri, para encontro com Zapatero.