Por Chávez, Dilma tentou “comprar” Congresso do Paraguai

Documento do Itamaraty mostra que a ex-presidente triplicou o valor que o Brasil paga pela energia do Paraguai apenas para colocar a Venezuela no Mercosul

Quando recebeu a primeira visita do presidente venezuelano Hugo Chávez, em junho de 2011, a recém-empossada Dilma Rousseff fez uma revelação chocante. Logo no primeiro minuto da conversa, a presidente do Brasil fez um relato de como o seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva e ela própria estavam trabalhando para colocar a Venezuela dentro do bloco do Mercosul. VEJA teve acesso a um telegrama diplomático enviado de Brasília para a Embaixada brasileira em Caracas no qual há uma transcrição do diálogo entre Dilma e Chávez registrado no dia 6 de junho de 2011. O documento foi classificado como “secreto” e só poderia ser disponibilizado ao público em 2026.

Segundo o documento, cuja autenticidade foi checada por VEJA, Dilma afirma que enquanto Lula atuava na diplomacia paralela, o governo tomava medidas concretas para convencer o Congresso paraguaio a aprovar o ingresso da Venezuela no bloco (veja trechos abaixo). Dilma chega a dizer que um decreto legislativo aprovado pelo Senado brasileiro três semanas antes do diálogo fazia parte da estratégia de pressão sobre os paraguaios.

Trecho de diálogo entre a presidente Dilma Rousseff e Hugo Chávez, em documento do Itamaraty enviado para Embaixada do Brasil, em Caracas

Trecho de diálogo entre a presidente Dilma Rousseff e Hugo Chávez, em documento do Itamaraty enviado para Embaixada do Brasil, em Caracas (ARTE VEJA)

Em maio de 2011, o Senado alterou o indicador para o cálculo do pagamento pela energia que o Paraguai vende para o Brasil, triplicando o valor. Foi o que Dilma chamou de “troca de notas”. A relatora do projeto foi a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) que classificou como “justa” e estratégica a medida que fez subir de 120 milhões de dólares para 360 milhões de dólares o custo da aquisição do excedente paraguaio de energia.

LEIA MAIS:
Dilma valeu-se de espiões cubanos para convencer Mujica a expulsar o Paraguai do Mercosul, diz livro 
Paraguai se repagina e vira chamariz para empresas brasileiras
Senado aprova medida que triplica repasses ao Paraguai por energia de Itaipu 

O presente de Dilma aos paraguaios teve um impacto direto no Tesouro, que assumiu a diferença do valor da fatura. Mas não demorou para a conta chegar na luz dos brasileiros. Três anos depois, os cidadãos já pagavam 29% a mais pela energia.

Mas a tentativa de comprar o Congresso Paraguaio com a enxurrada de dólares por meio de Itaipu fracassou. Os parlamentares barraram a entrada dos chavistas no Mercosul. E Dilma e Chávez não deixaram de operar nas sombras para manipular o bloco.

Em seu livro de memórias, o ex-presidente José Mujica, do Uruguai, revelou como Dilma operou diretamente para manipular o Mercosul em favor da Venezuela. Em 22 de junho de 2012, o Congresso do Paraguai decidiu pelo impeachment do presidente Fernando Lugo. Dilma e a então presidente argentina Cristina Kirchner pediram a suspensão dos paraguaios sob o argumento de que o que havia acontecido era uma “ruptura democrática”, apesar de ter ocorrido em conformidade com as leis paraguaias. Mujica era contra.

A então presidente Dilma Rousseff mandou um avião da FAB a Montevidéu, onde um assessor de Mujica embarcou para Brasília. Ao emissário, a presidente apresentou “provas do golpe” no Paraguai: documentos, fotografias e gravações produzidas pelos serviços secretos da Venezuela e de Cuba. A encenação foi suficiente para que Mujica também votasse pela suspensão do Paraguai.

Em 2013, já com a Venezuela no Mercosul, Dilma descerrou a placa de inauguração da obra que foi prometida cinco anos antes pelo seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que, além de ter sido o articulador da operação que triplicou o preço da energia, prometeu aos paraguaios uma linha de transmissão conectando a capital Assunção a Itaipu. A “obra-presente” de Lula ficou pronta dentro do prazo e colocou o Paraguai no mapa da competitividade industrial.

A presidente Dilma Rousseff e o paraguaio Horácio Cartes em inauguração do linhão patrocinado pelo Brasil

A presidente Dilma Rousseff e o paraguaio Horácio Cartes em inauguração do linhão patrocinado pelo Brasil. A obra aumentou a oferta de energia ao Paraguai (Roberto Stuckert Filho/)

Com um custo de energia até 70% mais baixo que no Brasil, o país vizinho passou a atrair dezenas de empresas. Algumas delas deixaram de se instalar ou ampliar suas operações no Brasil, para usufruir os benefícios do Paraguai.

O presente brasileiro para os paraguaios sugará muito mais que energia de Itaipu. Nos últimos dois anos, trinta empresas brasileiras transferiram suas operações ou abriram filiais no Paraguai, atraídas pelos impostos baixos, mas, sobretudo, pela energia barata. No Paraguai, o megawatt hora custa menos de um terço que no Brasil.

O maior empecilho para que mais empresas se instalassem por lá era a pouca oferta de energia. Agora, com a ajuda dos governo petistas, isso não é mais problema. Desde então o país tem infraestrutura necessária para os novos empreendimentos. “A linha de 500 quilovolts é um feito tão impactante para nós quanto foi a construção de Itaipu”, definiu, na ocasião, o presidente paraguaio Horácio Cartes.

No mês passado, já com o Brasil sob o governo de Michel Temer, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai aprovaram uma medida que obriga a Venezuela a se adequar às normas do Mercosul e regularizar o seu ingresso no bloco, sob pena de suspensão. O prazo final para os venezuelanos cumpram as exigências é 31 de dezembro. Como ingressou  por meio de uma operação irregular, a Venezuela não cumpriu todos os passos jurídicos previstos para fazer parte do Mercosul.

MAIS EM TVEJA:

Os segredos de Mujica: Dilma, Lula e caracóis no uísque

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Micky Oliver

    Safada! Eu sabia que não erma mera bondade ou justiça junto aos paraguaios f#dendo os brasileiros!

    Curtir

  2. Taí, esta tal de DILMA e LULA são mesmos TERRORISTAS e lugar de TERRORISTAS é na CADEIA.

    Curtir

  3. Juvenil Neves

    Traidores da pátria. Destruíram a economia, os empregos, aumentaram os impostos para toda a população brasileira para suas “ideologias políticas” de dominação do Estado.

    Curtir

  4. jose maria alves pereira

    Lula, Dilma, PT e seus aliados da robalheira, fizem tanto mail a esse país e muitos desinformados ou mal intencionados aplaudindo

    Curtir

  5. jose maria alves pereira

    O voto deveria ser aberto e enviar essa conta aos doentes que defendem tanto esses ladrões.

    Curtir

  6. Gilmar Braga Pereira

    Essa mulher não vale nada.

    Curtir

  7. Luiz Pereira

    O governo Temer tem que divulgar todas essas pilantragens.

    Curtir

  8. Roberto Negromonte Santos Negromonte

    Essa informação precisa ser replicada à exaustão para os brasileiros que sentiram no bolso a alta da conta de energia e a promessa vigarista do “poste” que iria “baixar” o valor da conta, quando a realidade era outra bem diferente! PT! Vá PARA AS PROFUNDAS DO INFERNO!!.

    Curtir

  9. João carlos

    DILMA e LULA é um casal corrupto e traidores do país,essa falsa guerrilheira.

    Curtir

  10. Marcio Bamberg

    Traição ou Lesa Pátria. Com a palavra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal: Lei No. 1.802, de 5 de janeiro de 1953; ou Lei nº 7.170, de 14 de dezembro de 1983.

    Curtir

  11. ?

    Curtir

  12. Esse povo nao é patriota! Brasil para eles é moeda de troca! Morte a todos

    Curtir

  13. Precisamos divulgar mais esta notícia porque conta de luz os militantes petistas, do PCdoB e do Psol também pagam.

    Curtir

  14. Papai Sabetudo

    É bom saber dessas “inconfidências” para se ter certeza, cada vez mais, de que ela merecia mais do que qualquer coisa o impeachment. O Lula é outro que esquecia os problemas do Brasil e investia só no seu próprio “Ego”! Graças a deus, que as últimas notícias sobre ele são alentadoras. O cerco está-se fechando!

    Curtir

  15. Daniel Tavares

    Escândalo! Mais um para a lista dela.

    Curtir

  16. Vilson Borges

    como pode esta pilantragem com a gente alguém precisa tomar um atitude

    Curtir

  17. Vilson Borges

    pt acabou com o brasil dilma e lula tem que pagar

    Curtir

  18. Luiz Valdir Rodrigues de Oliveira

    ai que entendo que Lula e Dilma e Pt não estavam nem ai com
    o povo Brasileiro.

    Curtir

  19. Crime lesa pátria que deverá ser punido exemplarmente com o maior rigor da lei. O PT atrasou o desenvolvimento do Brasil em 20 anos, colocando muito atras dos demais países da américa latica e dos Brics. Revoltante

    Curtir

  20. nem uma novidade não foi a toa que o lula a fez sucessora tudo farinha do mesmo saco.

    Curtir

  21. Welerson Ferreira

    Quando pensamos que já havíamos visto tudo sobre esse câncer que se instalou em Brasília…
    Prisão é o mínimo para essa quadrilha.

    Curtir

  22. Lucas Barbosa de Souza

    E pensar que eu já tinha visto o pior dessa quadrilha!

    Curtir

  23. Fernando Oliveira

    Essa mulher é uma bandida tem de ser presa. Lesou milhões de brasileiros para favorecer um ditador. O que o judiciário vai fazer depois dessa revelação?

    Curtir

  24. Catson Aruak

    Na democracia brasileira está faltando FORCA.

    Curtir

  25. Luciene França

    AINDA FALTA a doação da refinaria de petróleo da Petrobras ao índio cocaleiro boliviano.

    Curtir

  26. Roberto Machado de Assis

    Oprime os Brasileiros e decreta sigilo de anos, como se fossem ficar eternamente no poder. Se ficassem no poder nos estaríamos na miséria, são verdadeiros psicopatas.

    Curtir

  27. So quero saber se isso vai ficar assim sem punicao. E a Gleisi cara de borracha com nariz de pinoquio faz parte disso tambem. O que e ptralha fez e um crime odioso, e so espero que nao fique por isso mesmo. Isso e mais do que revoltante.

    Curtir

  28. traidores da Patria

    Curtir

  29. lll

    Curtir

  30. José Carlos Lopes de Oliveira

    Canalha. Essa pilantra emporcalha o Brasil.

    Curtir

  31. Sylvie Acosta

    E vai ficar por isso mesmo? Gente morrendo sem atendimento no Sus, idosos passando necessidades depois de trabalhar duro a vida inteira e essa quadrilha maldita sustentando outros países com o nosso suor? Não é possível, nós temos que fazer alguma coisa!!! E pensar que ainda temos que continuar sustentando mordomias pra essa gentalha até que morram, é um acinte!

    Curtir

  32. José Roberto Botecchia

    Lendo esse artigo, sobre a canalhice de Lula e Dilma contra o povo brasileiro não da pra se calar . Dupla de assaltantes criminosos , causa nojo ao sabermos que votamos neles para que pudessem melhorar a vida do povo . Realmente melhoraram a vida dos paraguaios. Essa dupla de bandidos deveriam apodrecer na cadeia

    Curtir

  33. Leonardo Freitas

    Será que foi a Dilma que comprou toda a comissão técnica e jogadores da seleção brasileira, para perderem de goleada, além de pagar a todo o time da Colômbia para que um deles fizessem irassem o Neymar da final apenas para enaltecer a Alemanha, seu time favorito? kkkkkkkkkkk

    Curtir

  34. Napoleao Gomes

    Tentou comprar com dinheiro de quem???

    Curtir

  35. com

    com um governo desse, não precisamos de inimigos

    Curtir

  36. Que PTistas são corruptos agora todos sabemos. Diria inclusive, com certo grau de segurança, que não sabemos nem metade das falcatruas deles… Agora uma dúvida, porque patrocinar obras no exterior para tirar empresas e empregos do Brasil? A única explicação que me vem a mente é que, novamente, rolou muita grana por debaixo dos panos! Mas isso gera uma outra dúvida. Não dava para roubar e fazer as linhas de transmissão de energia aqui para gente? Da minha parte não terão os meus votos por muitas décadas ainda… isso eu prometo! Só sinto falta de uma oposição de verdade para o Brasil. Isso é saudável para a democracia!

    Curtir

  37. Fábio Luís Inaimo

    Os petralhas venderam o Brasil aos bolivarianos já a muito tempo, desde o “foro de São Paulo”, petralhas vem se elegendo e reelegendo com esse dinheiro sujo, essas falcatruas aí são para pagar essa divida

    Curtir

  38. Vanderlei Nunes

    Cada enxadada uma minhoca.

    Curtir

  39. Odecio Campos

    Fala sério, tem que matar estes desgraçados.

    Curtir

  40. Francisco Ferreira

    E O QUE DIZ OS QUE AQUI DEFENDEM ESSES DOIS VAGABUNDOS?

    Curtir

  41. Olivio antonio dos Santos

    Será que, após mais essa prova, ela irá ainda recorrer ao STF?

    Curtir

  42. marcos mouta

    E ainda tem brasileiros que apoiam essa safada corrupta terrorista! que pena que o exército não a enviou para a vala assim estariamos livre dela hoje!

    Curtir

  43. Cesar8002UTB

    Essa víbora (peço perdão às cobras pela comparação insultuosa) só ficava verdadeiramente feliz ao lado de um ditador sanguinário. Era só ficar do lado de um assassino totalitário que o sorrisão abria! Pro povo acebolado era só cara fechada.

    Traidora da pátria. Judas! Mais um crime cometido por essa canalha!

    Curtir

  44. André Romeiro

    E então.., não cabe denúncia? Vai ficar por isto mesmo?

    Curtir