População da Colômbia rejeita acordo de paz com as Farc

A inesperada derrota do pacto no referendo deixa em situação incerta as negociações entre o governo e a guerrilha

Por uma pequena margem de votos, a população da Colômbia rejeitou em um referendo neste domingo o acordo de paz do governo do país com os guerrilheiros das Farc, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. O “não” ao pacto teve 50,2% dos votos, contra 49,8%% do “sim” – uma diferença final de pouco mais de 60 mil votos. O referendo teve baixo comparecimento, com apenas cerca de 40% dos eleitores aptos indo às urnas.

O inesperado resultado – pesquisas indicavam vitória tranquila do “sim” – derrota o acordo firmado na semana passada, depois de quatro anos de conversas, entre o presidente Juan Manual Santos e o líder guerrilheiro Rodrigo Londoño Echeverri, o Timochenko, que buscava encerrar um conflito que já dura mais de meio século. O “não” à proposta deixa as negociações entre a Colômbia e as Farc em situação incerta: confiante na vitória, Santos havia dito que não existia “plano B” para o acordo.

A campanha pelo “não” teve o apoio do ex-presidente Alvaro Uribe e criticava a anistia aos guerrilheiros das Farc. “Os americanos não dariam impunidade a Osama bin Laden, nem os franceses teriam dado impunidade ao Estado Islâmico. Por que os colombianos têm que dar impunidade total aos terroristas que atingiram tanto a Colômbia como Bin Laden atingiu os Estados Unidos?”, disse Uribe em um protesto antes do referendo.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fábio Luís Inaimo

    Que incrível surpresa, o povo da Colômbia está de parabéns, cadeia para os terroristas assassinos!

    Curtir

  2. Noel Samways

    Uma “comissão da verdade” lá, vai colocar os pingos nos “ii”. A guerrilha já estava destruída, sem perspectiva, e não é que iam dar cadeiras “de graça” no parlamento para as FARC assassinas e sequestradoras ? O povo de lá não é burro, e sabe muito bem o que são os direitos humanos das vítimas desses terroristas que agora vêm pedir “perdão” (!)…

    Curtir

  3. Micky Oliver

    PARABÉNS COLOMBIANOS! ESTÃO LIVRANDO SEU PAÍS DE UM NOVO PT!!!

    Curtir

  4. Glória a Deus!
    Não era um acordo de paz, era uma chantagem que iria tornar a Colômbia um país com os vícios do socialismo.

    Curtir

  5. Simplesmente

    Tenho que concordar, fizeram muito bem!

    Curtir

  6. Francisco Cioffi

    Bravo colombianos, assassinos merecem cadeia e não cadeiras no parlamento ! Vocês não sabem do que se livraram. Aqui no Brasil esses comunistas acabaram com o país !

    Curtir

  7. Rafael Szendrodi

    Colômbia, mais uma vez, dando bom exemplo pra América Latina!

    Curtir

  8. Cristiano Limas

    Se judeus e palestinos perdoassem as magoas passadas o Oriente Médio daria o passo mais importante de sua história rumo à paz. O mesmo aconteceria na Colômbia. Quantas décadas de lutas, de sofrimento e de infindáveis caçadas numa Amazônia impenetrável a falta de um acordo vai levar? As Farcs realmente nao merecem perdão, mas seria o mais inteligente pensando a longo prazo

    Curtir

  9. Fábio Luís Inaimo

    Podemos perdoar, sim, todos os assassinos terroristas; assim que estiverem devidamente presos! porque lugar de criminoso assassino é na cadeia ponto! sem magoas!

    Curtir

  10. Fábio Luís Inaimo

    Vai lá perdoar o estado islâmico!? se na volta ainda estiver com a cabeça sobre os ombros a gente conversa!

    Curtir

  11. laércio saretta

    Parabéns à Colômbia e aos colombianos.Não é a toa que esse país desenvolve-se tanto e atrai tantos visitantes,inclusive brasileiros,que de lá retornam encantados.

    Curtir

  12. Oliveira Oliveira

    ANISTIAR ASSASSINOS EM NOME DA PAZ? PERGUNTE AS VÍTIMAS ?

    Curtir

  13. Francisco Lemos

    Qual seria o proximo passo depois desse acordo? Farc seria um ppartido politico. Ou seja, continuariam a destruir a Colombia, exatamente como seus companheiros do Pt tentaram no Brasil.
    Parabens ao povo Comlobiano.
    chega desse papo furado. chega de esquerdas na America Latina.

    Curtir

  14. Marcos Binelli

    O povo por lá parece não ser muito idiota como o daqui….Parece que querem cadeia para terroristas e narcotraficantes, não que formem partido político…Parabéns ao povo colombiano. Lição de lucidez.

    Curtir

  15. Denny Doherty

    Parabéns à brava e inteligente nação colombiana. Cadeia para o traidor Santos.

    Curtir

  16. Denny Doherty

    A protuberância abdominal do “guerrilheiro” informa quem, de fato, empunha os rifles.

    Curtir

  17. alfredo carlos gomes

    só que o babaca do urubi esquece que os US acabaram com o bin lade em 6 anos, a Colombia não conseguiu acabar com as farc em 50

    Curtir