Polícia do Peru captura chefe de facção do Sendero Luminoso

A polícia capturou Walter Díaz Vega, considerado sucessor do detido Florindo Flores, aliás ‘camarada Artemio’, e um dos líderes das facções remanescentes do grupo maoísta Sendero Luminoso, anunciou neste domingo o diretor da polícia, general Raúl Salazar.

“Walter Díaz Vega, aliás Freddy ou Percy, era sucessor de ‘Artemio’, e era o encarregado de organizar uma coluna armada no Alto Huallaga (nordeste). Sua captura ocorreu no sábado, no setor de Alto Aliança, região de Huánuco (selva central)”, disse Salazar à emissora RPP e ao canal N.

Ele informou que Díaz Vega “teria pretendido aniquilar os informantes que se infiltraram no Sendero Luminoso para capturar ‘Artemio’ em fevereiro passado”.

“Este sujeito, que agia na margem esquerda do Huallaga, é responsável por organizar uma coluna armada. Tem vários mandados de prisão por terrorismo”, afirmou Salazar, para resumir que Díaz é um líder radical e fanático.

“Foram encontrados armamento, rádios, logicamente tinha pretendido reorganizar, reconstituir o Sendero Luminoso no Alto Huallaga”, acrescentou.

‘Artemio’, de 47 anos, foi detido ferido em 12 de fevereiro na selva do Alto Huallaga (nordeste), após um enfrentamento que teve dias antes com um grupo especial da polícia nacional.