Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polícia americana descobre novo túnel do tráfico na fronteira do Arizona

Nogales (EUA), 22 nov (EFE).- Agentes federais descobriram um novo túnel utilizado para traficar drogas na cidade de Nogales, na fronteira com o México, o segundo em uma semana e onde apreenderam mais de 180 quilos de maconha, informou nesta terça-feira a Patrulha Fronteiriça.

A passagem foi descoberta ontem por agentes da Patrulha Fronteiriça dentro de apartamentos vazios próximos à fronteira, disse à Agência Efe Crystal Amarillas, porta-voz da agência federal em Tucson.

O túnel media aproximadamente 975 metros de comprimento e se estendia por 670 metros em direção ao território americano e outros 350 mais rumo ao México.

A escavação era mais sofisticada que a descoberta há seis dias na mesma área, já que contava com eletricidade, ventilação, reforço das paredes e um sistema hidráulico.

Dentro, os agentes encontraram 26 fardos de maconha com um peso de 180 quilos e um valor aproximado de US$ 215 mil.

A porta-voz informou que do lado mexicano foram confiscadas outras 45 quilos de maconha e que uma pessoa foi presa.

Para a agente, a alta possibilidade de serem detectados por agentes fronteiriços e punições mais severas são as causas pelas quais organizações criminosas tentam realizar suas operações ilícitas utilizando túneis.

Até o final do ano fiscal 2011 (no último dia 30 de setembro) haviam sido descobertos 12 túneis na fronteira entre Arizona e México. EFE