Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Peregrinos libaneses sequestrados na Síria são libertados

Os peregrinos xiitas libaneses sequestrados no dia 22 de maio na Síria foram libertados e chegaram à Turquia, declarou nesta sexta-feira à AFP o ministro libanês da Saúde, Ali Hassan Khalil, do partido xiita aliado ao Hezbollah.

“Recebemos a confirmação de que foram libertados. Chegaram à Turquia. Está previsto que voltem para casa hoje”, indicou o ministro.

O primeiro-ministro Najib Mikati recebeu um telefonema do chefe da diplomacia turca, Ahmet Davutoglu, que lhe assegurou que os peregrinos estavam “sãos e salvos, e que estavam a caminho”, informou a Agência Nacional de Informação (ANI).

Um avião particular do ex-primeiro-ministro Saad Hariri se preparava no aeroporto de Adana, no sul da Turquia, para transportar os peregrinos, indicou o canal Future News, que pertence a Hariri.

A ANI informou na terça-feira sobre o encontro por parte do Exército Sírio Livre (ESL) de 13 libaneses xiitas na província de Aleppo, no norte da Síria, quando voltavam ao seu país depois de uma peregrinação ao Irã, mas o ESL desmentiu formalmente qualquer envolvimento.