Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Paraguaios protestam em Buenos Aires contra impeachment de Lugo

Buenos Aires, 22 jun (EFE).- Aproximadamente 200 paraguaios que moram na Argentina se concentraram nesta sexta-feira em torno do Obelisco de Buenos Aires para protestar contra o impeachment de Fernando Lugo da presidência do Paraguai.

Com bandeiras do país, os manifestantes, a maioria jovens, cantaram o hino do Paraguai e se disseram inconformados com a destituição de Lugo. Não houve registro de violência no ato.

‘Como paraguaios, fomos mais uma vez pisoteados’, disse um imigrante paraguaio em declarações a um canal de televisão local.

‘Isto foi longe demais. Estou muito triste, Federico Franco (que assumiu no lugar de Lugo) é um cínico. Sua atitude foi repudiável, é um traidor’, disse outro paraguaio que mora na capital argentina, em declarações ao ‘Canal 26’.

O político argentino Luis D’Elía, que participou da manifestação, disse que ‘hoje é um dia de muito pesar para a democracia latino-americana’.

O dirigente socialista afirmou que o julgamento político de Lugo foi um jogo de cartas marcadas e uma ‘afronta’ contra a vontade do povo paraguaio.

Segundo fontes oficiais, 722 mil paraguaios residem no exterior, dos quais cerca de 550 mil na Argentina. EFE