Brasileiro é um dos 17 cardeais nomeados pelo Papa Francisco

Dom Sérgio da Rocha é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

O Papa Francisco revelou neste domingo que irá nomear 17 novos cardeais. O brasileiro Dom Sergio da Rocha, atual arcebispo de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é um deles.

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília: o clérigo paulista tem sólido conhecimento teológico e conhece os meandros da Igreja no Brasil como poucos

Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília: o clérigo paulista tem sólido conhecimento teológico e conhece os meandros da Igreja no Brasil como poucos (José Patrício/Estadão Conteúdo)

Chefe da CNBB desde abril de 2015, o clérigo paulista é visto como um nome moderado, que dialoga tanto com movimentos mais radicais como com alas conservadoras da Igreja. Dono de um sólido conhecimento teológico, é doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. A escola é a maior referência internacional em teologia.

Jovens cardeais — Dos 17 novos cardeais anunciados pelo Papa Francisco, 13 têm menos de 80 anos de idade. Isso os habilita a votar em conclave futuro para eleger o novo chefe máximo da Igreja Católica. Como é tradição do Papa Francisco, na lista há outro sul-americano —D. Baltazar Enrique Porras Cardozo, da Venezuela — e nomes da África, da Oceania, da Ásia.

(Com Estadão Conteúdo e Associated Press)