Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Otan pretende dividir recursos militares frente a cortes

Os países da Otan buscam adotar rapidamente um projeto de compartilhamento de recursos militares para fazer frente às reduções orçamentárias na Defesa, disse nesta terça-feira um alto funcionário da Aliança Atlântica.

“Trabalhamos para obter resultados práticos, projetos que podem ser concretizados até (a próxima cúpula que ocorrerá em) Chicago” em maio, declarou o general francês Stéphane Abrial, chefe do Comando Aliado de Transformação da Otan (ACT), durante uma visita a Washington.

O projeto consistiria em gastar de forma mais eficaz os orçamentos destinados à Defesa, que estão sendo reduzidos na maioria dos 28 países da Otan, explicou Abrial, que defendeu “fazer mais coisas em conjunto para gastar de forma mais eficiente”.

Atualmente, está sendo elaborado um projeto para colocar à disposição comum as reservas de “bombas inteligentes”, fazer vendas conjuntas e colocar em andamento uma colaboração para sua manutenção.

Esse projeto colocaria mais munição à disposição dos países da Otan, enquanto permitiria que alguns países comprassem menos do que fariam se trabalhassem individualmente, afirmou Abrial.