Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Onda incomum de frio provoca 95 mortes na Ásia

Uma onda de frio no leste da Ásia provocou a morte de ao menos 95 pessoas, a maioria em Taiwan. Grande parte das vítimas tem mais de 65 anos e sofreram problemas cardíacos ou respiratórios provocados pelas baixas temperaturas, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros do país.

Nesta época do ano, a ilha registra temperaturas de cerca de 20ºC, mas está sofrendo com uma incomum onda de frio que fez com que os termômetros ficassem abaixo de zero grau.

Leia também:

Tsai Ing-wen é eleita presidente de Taiwan, a primeira mulher a chefiar o Executivo

Só na cidade de Taoyuan, no norte de Taiwan, morreram 35 pessoas com doenças relacionadas com o frio, como hipotermia e problemas de coração, devido à queda repentina das temperaturas. Já em Kaohsiung, no sul e de clima semitropical, foram registradas temperaturas próximas aos 5ºC, que provocaram a morte de 16 pessoas. A Taipé registrou frio recorde de 4ºC, a mais baixa em 44 anos, causando a morte de pelo menos 31 pessoas.

O frio severo também castiga regiões da Coreia do Sul, Vientã, Hong Kong, Japão e China. Na Coreia, o cancelamento de centenas de voos deixou milhares de turistas desabrigados, dormindo em saguões de aeroportos.

(Com EFE)