Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama se reúne con Hollande na Casa Branca

O presidente americano, Barack Obama, se reuniu nesta sexta-feira com o novo presidente francês, François Hollande, na Casa Branca, e espera-se que suas negociações tenham como focos o Afeganistão e a crise da dívida na Europa, informaram autoridades de ambos os países.

Uma autoridade americana disse que Obama recebeu Hollande pouco depois das 15h15 GMT (12h15 de Brasília).

O novo presidente francês sucedeu na terça-feira Nicolas Sarkozy à frente do Eliseu, e faz sua primeira visita a Washington desde que assumiu.

Os dois presidentes devem conceder uma entrevista coletiva à imprensa após sua reunião.

Além disso, durante sua estadia no país, Hollande participará da cúpula do G8, que começa nesta sexta-feira à noite em Camp David, a residência dos presidentes americanos localizada 100 km ao norte da capital.

No domingo, participará da cúpula dos países da Otan em Chicago, onde deve mencionar sua promessa de campanha de retirar as tropas francesas do Afeganistão no fim de 2012, dois anos antes da data prevista.

Em relação à crise da dívida na Europa, os Estados Unidos saudaram nos últimos dias a ênfase dada por Hollande ao crescimento econômico diante da austeridade orçamentária defendida pela Alemanha.