Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama estuda sanções contra Rússia por ingerência em eleição

Além disso, de acordo com o 'Washington Post', os EUA ainda estariam planejando operações "secretas" cibernéticas contra a Rússia

O governo de Barack Obama estuda anunciar uma série de medidas para “punir” a Rússia por conta de sua suposta interferência na eleição presidencial vencida pelo republicano Donald Trump. Segundo o jornal The Washington Post, entre as retaliações avaliadas pela Casa Branca, que podem ser confirmadas até o fim da semana, estão sanções econômicas e censura diplomática. Além disso, de acordo com o diário americano, os EUA ainda estariam planejando operações “secretas” cibernéticas contra os russos.

Em 2015, o presidente aprovou uma ordem executiva que lhe dá autoridade para responder a ataques de hackers estrangeiros, mas o documento não inclui ingerência em eleições. Seu governo estuda agora atualizar o texto para tornar os pleitos como parte da infraestrutura crítica do país.

Leia também
Até onde vai a ‘amizade’ entre Putin e Trump?
EUA acusam Putin de liderar pessoalmente hackers em prol de Trump 
Em Lima, Obama e Putin têm conversa tensa sobre guerra na Síria

O objetivo seria fazer com que Trump tenha mais dificuldade para rever as medidas adotadas por Obama quando chegar à Casa Branca. Recentemente, a CIA (agência central de inteligência americana) afirmou que hackers russos vazaram e-mails do Partido Democrata para beneficiar o republicano.

Divulgadas pelo WikiLeaks, as mensagens indicavam um suposto favorecimento da cúpula da legenda à candidata Hillary Clinton, em detrimento de Bernie Sanders. Segundo a CIA, o ataque cibernético foi orientado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que nega as acusações.

(Com ANSA)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Rui Lourenço

    Parece que Obama acha que todos nós somos burros. O que é que os EUA andavam fazendo (se é que não continuam…) espionando os governos dos outros países, inclusive o brasileiro?

    Curtir

  2. Ataíde Jorge de Oliveira

    Sei não, — NegãO
    Deixa ESTAR
    Sou mais A MiCHELLE
    EllAs Sabem aONDE mais DóE : EççE_KgB_BungA_BUNGA não perde por esperar!
    — A sua HoRaH vai CHEgaR
    PS : Quem tem o TRUMP como aMIGO, — não precisa de ïNimigo.PqP_6_TUDO

    Curtir

  3. Fábio Luís Inaimo

    TrumPT….Poste de PuTrin !!

    Curtir