Obama anuncia acordo para acolher 360 mil refugiados

O Brasil participou do encontro apenas como observador, já que não se comprometeu a estabelecer metas de acolhimento

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou que mais de 50 países chegaram a um acordo nesta terça-feira para acolher 360.000 refugiados em 2016. O pacto foi firmado durante uma reunião sobre a crise migratória convocada pela Casa Branca e realizada paralelamente aos debates da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

O Brasil, representado pelo ministro da Justiça Alexandre de Moraes, participou do encontro apenas como observador, já que não se comprometeu a estabelecer metas de acolhimento. “As mais de 50 nações que participam da cúpula sobre refugiados na ONU vão dobrar o acolhimento”, garantiu Obama. Mais cedo, em seu discurso na Assembleia Geral da ONU, Obama ressaltou a importância de ajudar os refugiados e destacou que os EUA construíram sua força e sua história com seus muitos imigrantes.

Leia também
Obama aproveita discurso na ONU para fazer balanço de sua gestão
EUA dão ‘por engano’ cidadania a 858 imigrantes ilegais
Filho de Trump compara refugiados a “balas envenenadas”

O presidente ainda disse que os Estados Unidos pretendem receber 85.000 refugiados em 2016 e 110.000 em 2017. “Devemos reconhecer que os refugiados são sintoma de um fracasso mais amplo, de tensões e perseguições. Organizei esse encontro porque todos precisamos fazer mais”, acrescentou. Além dos EUA, se comprometeram com a meta países como Etiópia, Alemanha, Jordânia, México, Canadá e Itália.

(Com ANSA)

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Rafael Bortoli Debarba

    Chama eu

    Curtir

  2. Iraci Kosby Corrêa

    Governa para os islâmicos, cada vez mais claro.

    Curtir

  3. Renato Camargo

    Há lugar para todos, aceitar refugiados é uma obrigação humanitária acima de tudo. Certa está Merkel, e certo está Obama…tem que aceitar. Claro, que se identifique os radicais, os criminosos, os perigosos em potencial e os deporte.

    Curtir