O mundo reage à vitória de Emmanuel Macron nas eleições na França

Países europeus respiram aliviados após a vitória do centrista nas eleições na França. Temer parabenizou Macron via Twitter

O presidente da França, François Hollande, parabenizou neste domingo (7) seu futuro sucessor, o centrista Emmanuel Macron, pela vitória nas eleições e afirmou que a vitória sobre a líder da direita nacionalista, Marine Le Pen, reflete o compromisso do país com os valores republicanos e europeus.

“Sua ampla vitória confirma que uma grande maioria de nossos cidadãos querem se unir em torno dos valores da república e marcar seu compromisso tanto com a União Europeia como a abertura da França para o mundo”, disse o presidente em nota.

Hollande indicou que ligou para Macron, seu ex-ministro de Economia, para parabenizá-lo pelo triunfo. “Transmiti todos meus desejos de sucesso para nosso país, porque o principal desafio é unir e construir para avançar no caminho da França em direção ao progresso e à justiça social”, concluiu Hollande no comunicado.

Brasil

Poucos minutos após a divulgação de estimativas de boca de urna apontando a vitória de Emmanuel Macron nas eleições presidenciais da França, o presidente Michel Temer também utilizou suas redes sociais para dar os parabéns ao candidato centrista e ressaltar a aliança entre os dois países:

EUA

O presidente americano, Donald Trump, também parabenizou Emmanuel Macron, pela “grande vitória” nas eleições de hoje através de uma mensagem publicada na rede social Twitter.

“Felicitações a Emmanuel Macron por sua grande vitória hoje como o próximo presidente da França. Tenho muita vontade de trabalhar com ele!”, escreveu Trump em um breve comentário no Twitter.

Em comunicado, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spier, disse que o governo Trump espera continuar a parceria entre as duas nações.

“Desejamos trabalhar com o novo presidente e dar sequência à nossa estreita cooperação com o povo francês”, disse a nota.

Europa

Outros governantes europeus enviaram solicitações ao vencedor. “A primeira-ministra felicita, sinceramente, o presidente eleito Macron por seu sucesso eleitoral”, disse o porta-voz oficial do Executivo de Londres, representando a conservadora Theresa May, por meio de comunicado.

O comunicado  da Inglaterra ainda apontou que a França “é um dos nossos mais próximos aliados”, e destacou a “vontade de trabalhar com o novo presidente, sobre uma ampla gama de prioridades compartilhadas” pelas duas nações.

Já o porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert considerou que o resultado do pleito é uma “vitória” para uma Europa unida e para a amizade entre os dois países.

Seibert divulgou a mensagem em alemão e em francês em sua conta oficial no Twitter, pouco depois do fechamento das urnas na França e da divulgação das primeiras projeções.

Há duas semanas, após o primeiro turno, o governo da chanceler Angela Merkel também usou a conta do porta-voz para desejar boa sorte a Macron no segundo turno do pleito.

(Com EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Nathan Khornnes

    Veja, uma revista fascista.

    Curtir

  2. Mallone moraes barros

    Alguns comentaristas leitores da Veja devem sofrer de complexo de inferioridade…

    Curtir

  3. Ivan Cesar Cerqueira Silva

    É bom saber que o mundo não está tão enlouquecido. Boa sorte ao novo Presidente francês.

    Curtir

  4. Wilson A. Zamignani

    OS MUÇULMANOS VÃO POR OS FRANCESES E EUROPEUS DE JOELHO…E ESTUPRAR AS SUAS FILHAS…E TIRAR AS SUAS LIBERDADES…

    Curtir

  5. Wilson A. Zamignani

    VIVA O POLITICAMENTE CORRETO

    Curtir

  6. Severino de Araújo Ferreira

    Faço das palavras do Temer as minhas.

    Curtir

  7. OS EUA como são mais desenvolvidos já entenderam a perigosa tendência mundial e elegeram o Trump. O resto do mundo vai sofrer mais um pouco.

    Curtir

  8. Francisco Narciso

    Parabenizam o novo presidente francês o rico imperalista do norte e o jagunço de fazenda escravagista do sul!

    Curtir