Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

O caçador de camelos

O americano Mike Mistelske é amante da caça esportiva. Já caçou cabras selvagens nas montanhas da Nova Zelândia e elefantes em Botsuana, na África. Em junho, ele esteve na Austrália para caçar camelos com guias locais. Mike conversou com o editor-assistente Duda Teixeira sobre sua experiência, por telefone.

Por que caçar camelos na Austrália?

Eu estive lá em duas outras ocasiões e gostei muito do país e das pessoas. Cacei muitos animais que não eram nativos. Nessas duas vezes, me falaram que camelos podiam ser encontrados em áreas mais remotas. Não imaginava que pudessem ser caçados. Quando comecei a pensar em coisas inusitadas para fazer, agora que estou com cabelos brancos, os camelos vieram à minha cabeça.

Que outros animais o senhor já caçou por lá?

A aventura mais excitante na Austrália é a caça ao búfalo de água nas áreas aborígenes. O país também tem sete espécies de cervos para caça. Outras aventuras divertidas são a caça de javalis, cabras, cavalos e bovinos.

É fácil caçar um camelo?

Caçadores muito experientes conseguem acertar o animal em uma região próxima ao coração ou ao pulmão, mesmo a uma distância de trezentos metros. Isso poderia levá-lo ao chão. Mas, normalmente, são necessários pelo menos dois ou três tiros para derrubá-lo. O interessante é que, de tão grande, o camelo absorve um impacto considerável sem fazer qualquer movimento visível.

O que vocês faziam após matar os camelos?

Eu sempre gosto de comer minhas presas. Fizemos isso na nossa viagem com camelos e outros animais que encontramos. Mas os camelos não são considerados como comida. Então, acho que apenas os caçadores e seus guias acabam provando esse tipo de carne.

O senhor levou a cabeça de um camelo para os Estados Unidos como troféu?

As recordações e as fotos dos bichos vivos normalmente são os melhores troféus. Mas a caveira limpa de um velho camelo é um troféu muito mais interessante. Os mais velhos desenvolvem um enorme canino, algo que não se espera encontrar nas espécies vegetarianas.