Nova pesquisa dá vantagem de 13 pontos para Obama

Contrariando sondagens anteriores, o levantamento coloca o atual presidente bem à frente de seu adversário, o republicano Mitt Romney: 53% a 40%

Uma pesquisa sobre as eleições presidenciais dos EUA, divulgada na quarta-feira pela rede de televisão Bloomberg, colocou o atual presidente Barack Obama com uma vantagem folgada sobre seu adversário, o republicano Mitt Romney. Segundo o levantamento, Obama tem a preferência de 53% dos eleitores, contra 40% de Romney.

Os treze pontos de vantagem do atual governante contrariam outras pesquisas divulgadas recentemente, que apontavam um grande equilíbrio entre os dois candidatos. O levantamento da Bloomberg ouviu 1.002 eleitores entre os dias 15 e 18 de junho e possui uma margem de erro de 3,1 pontos.

Obama x Romney: Quem são e o que defendem os candidatos à Casa Branca

Economia – Um dos pontos-chave da atual campanha, o tema da economia tem sido o principal fator na hora de escolher o candidato. Entre os entrevistados, 49% concordam com a estratégia de Obama para melhorar a situação dos EUA, contra 33% que preferem a visão do ex-governador de Massachussets.

Os partidários de Obama descrevem Romney como um multimilionário que desconhece as realidades do país, enquanto os simpatizantes do candidato republicano criticam os resultados do atual presidente. Além disso, 55% pensam que o candidato republicano está mais desconectado da realidade do que seu rival democrata.

(Com agência France-Presse)