Muro gigante é construído em Munique para isolar refugiados

A barreira de 4 metros de altura, com isolamento acústico, vai cercar um albergue para refugiados menores de idade

Na semana que marca 27 anos da queda do Muro de Berlim, na Alemanha, uma barreira de 4 metros de altura está em construção na cidade de Munique. O muro, de 100 metros de comprimento, servirá para isolar um albergue para jovens refugiados, que gerou controvérsia entre moradores.

A construção do muro, alvo de debates calorosos na imprensa e nas redes sociais, é resultado de uma disputa judicial entre a administração de Munique e sete moradores de Neuperlach, um bairro de 55.000 habitantes na região sudeste da cidade. Com espaço para 160 menores, o albergue foi anunciado em 2014 e os moradores apresentaram uma reclamação acerca da “polução acústica” que seria causada pelos jovens.

Um vídeo divulgado pelo político independente Guido Bucholtz mostra o muro praticamente concluído e faz uma comparação com o Muro de Berlim, que separava a Alemanha Ocidental, capitalista, de seu lado oriental, socialista. “O muro, tal como se ergue agora, é o contrário do que entendo por integração. É um símbolo da exclusão”, afirmou Bucholtz ao jornal Bild.

Os moradores não só exigiram uma altura mínima para o muro, mais alto que a histórica barreira em Berlim (3,6 metros), como reivindicaram que ele fosse construído de tal maneira que o tornasse impossível de ser escalado. Um dos requerentes, Stephan Reich, de 59 anos, afirmou ao Bild que não tem “nada contra” o albergue porque a cidade tem que “abrigar essa gente em algum lugar”. “Mas 160 pessoas farão um barulho considerável e nós queremos poder continuar vivendo aqui com tranquilidade”, explicou.

(Com EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fábio Luís Inaimo

    Angela Merkel….Comunista!!! UE….comunista!!! Obama….comunista!!! Papai noel…..comunista (pelo menos sempre foi visto de vermelho) !!! Putin…..capitalista “santo” que vai ser canonizado no Vaticano! P.S. Papai noel este ano vai ser substituído por Putin que vai se dedicar especialmente em deixar seus presentinhos em Aleppo ! Papai noel esta detido pelo FBI por comunismo!

    Curtir

  2. Ataíde Jorge de Oliveira

    10_GRAÇA 7 X 1 GAS_100 : HITLER chora morrendo de RIR

    Curtir

  3. Estela Maria Lourenço Lucas

    Faça um protesto lacrador contra o muro do Trump: derrube o muro da sua casa.

    Afinal, “não existem seres humanos ilegais, apenas seres humanos”.

    Curtir

  4. Felipe Vasconcelos

    Dói ver isso. Somos a raça top da cadeia alimentar, no entanto, somos a pior raça. – Carecemos de empatia! Ao invés de se construir muros, devemos construir pontes!

    Curtir

  5. Jose Eugenio Bevilaqua

    Pois é, podemos perceber que na sua grande maioria o ‘ser humano’ deixou se ‘doutrinar’ por falsos valores e sentimentos bestiais, infelizmente. Se não resgatarmos URGENTEMENTE os verdadeiros valores dessa frágil e efêmera existência caminharemos para a destruição de nossa existência, é só uma questão singular de TEMPO!

    Curtir

  6. Carlos Marques

    Esse muro ai pode…Ei, Papa Francisco, cade a condenação? Vossa Eminencia so implica com muro ianque?! Coragem, seu Papa!! Toma um vinhozinho de missa e solta a voz!!

    Curtir

  7. housekeeping

    muro na alemanha, muro na frança, muro EUA Mexico, que tal esterilização em massa pra não precisar muros?

    Curtir

  8. Sergio Cihgral

    Trata-se do humanismo de Merkel, revelando-se impossível de ser administrado.

    Curtir

  9. Eliane Moura

    Pq os refugiados não vão pra Arábia Saudita, Kuwait, Catar? São países muçulmanos ricos, tem muita grana e espaço pra eles lá.

    Curtir