Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Milhares de crianças morreram na Índia após comer lichia

Estudo explica que a misteriosa doença, que matou crianças ao longo de duas décadas, é causada pela ingestão de lichia de estômago vazio

Uma doença que provocou a morte de mais de 100 crianças por ano intrigou os médicos em uma região da Índia por cerca de duas décadas. Um estudo publicado na revista científica The Lancet nesta semana explica que a doença é causada pela ingestão de lichia quando a criança está de estômago vazio.

O mal afeta crianças aparentemente sadias na região de Bihar, no nordeste da Índia, e provoca convulsão e perda de consciência. Quase metade das vítimas morre, reportou a rede britânica BBC.

Segundo o estudo, a maioria das vítimas intoxicadas vivia em uma área pobre na região que é a maior produtora de lichia do país. Elas comeram as frutas que caíram dos pés nas plantações.

A lichia contém uma toxina que iniba a capacidade do corpo de produzir glicose. O problema afeta as crianças com baixos níveis de açúcar no sangue por não terem se alimentado nas últimas horas – daí o estômago vazio.

De acordo com os relatos dos familiares, as crianças acordavam no meio da madrugada gritando, antes de sofrer convulsões e perder a consciência em função de inchaço no cérebro.

Os pesquisadores que investigaram o caso descobriram uma associação entre os pacientes indianos internados entre maio e julho de 2014 e um surto de uma doença que também provocava convulsão e inchaço do cérebro em crianças no Caribe. O surto caribenho foi provocado pela ackee, fruta parente do guaraná que contêm hipoglicina, substância que impede a produção de glicose – e também é encontrada na lichia.

Desde que os médicos passaram a recomendar que os moradores não deixem as crianças ficarem muitas horas sem se alimentar e restrinjam a quantidade de lichias consumidas por dia, o número de mortes começou a cair.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Gilvan De Gusmão Apolônio

    O corpo não produz glicose. Para produzir glicose é necessário fazer fotossíntese.

    Curtir

  2. Talvez se o Sr. Gilvan estudar sobre gliconeogênese saiba do que o texto se trata. Há um diferença abissal entre sintetizar e produzir.

    Curtir

  3. Sergio Bertoni

    Uma noticia muito importante. Parabéns!!

    Curtir

  4. Nossa Veja…. até artigo do Facebook está mais explicado e melhor redigido que o de vocês….

    Curtir

  5. Atsushi Shiino

    Num país pobre, tudo é possível. Por exemplo, a imagem mostra a pessoa jogando água (que pode estar contaminada) para manter as frutas úmidas. O solo onde está a plantação da lichia também pode estar contaminada, como ocorreu na baixada santista no terreno de bananeiras. A própria falta de higiene no ato de comer pode ser uma das causas.

    Curtir

  6. Edson Lopes Libanio

    Jurava que fotosintese era Oxigênio que se liberava.

    Curtir

  7. Paulo Bandarra

    Para que comer uma porcaria destas tendo tantas frutas saudáveis e inofensivas?

    Curtir