Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marinha alemã recupera um avião ‘Stuka’ da Segunda Guerra Mundial

Berlim, 10 jun (EFE).- Submarinistas da Marinha alemã iniciaram os trabalhos de recuperação em águas do Mar Báltico de um avião de combate da Luftwaffe do tipo ‘Stuka’ que participou da Segunda Guerra Mundial.

Um porta-voz militar informou neste domingo que os submarinistas da Marinha já conseguiram desenterrar do fundo do mar, em frente ao litoral da ilha de Rügen, praticamente todo o aparelho, do qual se recuperou o motor e se revelou a cabine do piloto.

A equipe de especialistas trabalha do rebocador de altura ‘Spiekerog’ e se submerge a uma profundidade de 18 metros para realizar os trabalhos de recuperação.

O porta-voz assinalou que no avião não foram encontradas até o momento nem armas nem munição e que se desconhecem as causas de sua queda ao mar há mais de 65 anos, assim como o destino do piloto.

O avião, um ‘Sturzkampfflufzeug’ ou ‘Stuka’ do tipo JU-87, será restaurado após sua recuperação para ser exposto posteriormente no Museu Histórico Militar de Aviação de Berlim-Gatow, no antigo aeroporto militar no setor britânico da capital alemã durante sua divisão.

Embora entre 1937 e 1944 a Alemanha nazista tenha fabricado mais de 5.000 ‘Stukas’, no mundo todo só existem expostos três exemplares em museus de Chicago, Londres e na cidade alemã de Sinsheim. EFE