Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marcha dos Indignados parte de Valência rumo a Madri

No último domingo, 200.000 espanhóis participaram das manifestações do 15-M

Uma nova Marcha dos Indignados partiu nesta segunda-feira de Valência para percorrer 500 quilômetros em 34 dias com o objetivo de chegar a Madri no dia 23 de julho, anunciou o movimento no dia seguinte às manifestações que reuniram pelo menos 200.000 pessoas em toda a Espanha.

A praça Netuno, no centro da capital espanhola, foi o ponto de encontro de seis marchas que partiram de vários pontos da cidade até reunir entre 35.000 e 40.000 pessoas, segundo a polícia. Na multidão, havia pessoas de todas as idades, de crianças em carrinhos de bebê a idosos, em frente a barreiras colocadas por um cordão de policiais para impedir que os manifestantes pudessem chegar até as portas da Câmara dos Deputados.

Há previsão de que mais grupos partam de outras cidades, como Barcelona, em 25 de junho, para chegar em Madri, onde será realizado um novo megaprotesto programado para 24 de julho. O grupo que partiu de Valência (no leste do país) tem a intenção de passar por 29 cidades e povoados.

Indignados – As manifestações são organizadas pelo movimento 15-M (em referência ao dia do início dos protestos, 15 de maio), que ficou conhecido como o dos Indignados. Os motivos da mobilização são a crise econômica que o país enfrenta devido ao pacto de estabilidade da zona do euro, acusações de corrupção no governo e o desemprego que afeta 21,29% da população.

No último mês, milhares de jovens espanhóis participaram de acampamentos de protestos em várias cidades espanholas.

(Com agência France-Presse)