Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maduro aumenta salário mínimo em 40% na véspera de greve geral

Segundo uma previsão do FMI, a Venezuela fechará o ano de 2016 com uma inflação superior a 700%

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira um aumento de 40% no salário mínimo dos trabalhadores. A notícia veio na véspera de uma greve geral convocada para esta sexta-feira pela oposição para pressionar pela saída de Maduro do poder.

Com a medida, o salário mínimo passa de 22.576 bolívares para 27.091 bolívares, algo em torno de 23 dólares ou 72 reais, de acordo com o câmbio não oficial. O adicional de alimentação ao qual os trabalhadores têm direito também aumentou e passou de 42.480 para 63.720 bolívares (52 dólares ou 163 reais), segundo o site venezuelano Tal Cual.

Funcionários públicos, membros das Forças Armadas, médicos, policiais e bombeiros receberam um aumento de somente 20% em suas tabelas salariais, segundo o anúncio de Maduro. O novo aumento será efetivado a partir de 1 de novembro. Este foi o quarto reajuste do salário mínimo anunciado pela Venezuela em 2016. O primeiro foi realizado em janeiro (52%), o segundo ocorreu em maio (35%) e o último foi implantado em setembro (93%).

Um aumento salarial de 40% não representa um crescimento real de poder de compra na Venezuela, uma vez que a inflação no país encontra-se em patamares elevadíssimos. Segundo uma previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) de julho, a Venezuela fechará o ano de 2016 com uma inflação superior a 700%.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. João carlos

    Venezuelanos se quizer melhorar o país vai ter que se livrar do MADURO que está podre a muito tempo,aumenta salário e não tem o que comprar.

    Curtir

  2. Ailton Araújo

    Pra quê aumentar o salário mínimo se na Venezuela não tem o que comprar. Medida inútil.

    Curtir

  3. Esse é parceiro da presidenta e do ladrão Lula!

    Curtir

  4. Profecia do dia: alguns Jenios vão ler rapido a manchete “maduro aumenta salario minimo em 40%”, e compartilharão a noticia para mostrar como a midia é golpista e a venezuela é um verdadeiro paraíso sob ataque de pessoas “do mal”.

    Curtir

  5. Luiz Carlos de Siqueira

    Concordo Carlos Neto. A cegueira da podresquerda é umbilical e desvirtuadamente contrárias ao bom senso.

    Curtir

  6. Fábio Luís Inaimo

    gênio

    Curtir

  7. Reinon Macedo

    É alto né ?

    Curtir

  8. Franklin de Paula

    Não podemos ser injustos com MADURO. É o maior democrata da América LATRINA. Democrata como Lula e Dilma.

    Curtir

  9. adson miranda de almeida

    Maduro gordinho, comendo do bom e do melhor e seu povo vivendo com 163 reais por mes para alimentação. fim do mundo.

    Curtir

  10. Os órfãos do PT deveriam mudar para Venezuela!!!

    Curtir