Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ladrões roubam coração do padroeiro de Dublin de capela

Londres, 4 mar (EFE).- Somando-se aos incidentes deste tipo dos últimos meses, o coração do santo padroeiro de Dublin, Laurence O’Toole, foi roubado da catedral Christ Church na capital irlandesa.

O coração de O’Toole desapareceu da capela de Saint Lauds, que fica no interior da catedral, entre a sexta-feira à noite e sábado à tarde, revelou a Polícia.

Especialistas afirmam que a relíquia do século XII não tem valor financeiro, é difícil de ser vendida no mercado e tudo indica que os ladrões tinham interesse particular no coração porque não levaram candelabros de ouro que havia no local.

‘Tinham isto especificamente como alvo, queriam o coração de Laurence O’Toole. É estranho’, admitiu um porta-voz da catedral.

Os responsáveis pelo templo perceberam no sábado que as grades da área onde fica a caixa de madeira com o coração do santo estavam retorcidas, possivelmente foi aberta com alicates de corte. Nos últimos meses, outros objetos religiosos foram roubados de templos em todo o país.

O padroeiro de Dublin, que foi arcebispo da cidade, nasceu em Lorcan Ua Tuathail, no condado de Kildare (leste da Irlanda) em 1128.

Ele morreu na Normandia, no norte da França, em 1180 e foi canonizado em 1224 pelos milagres que aparentemente ocorreram em seu túmulo. EFE