Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kim Jong-un é nomeado ‘comandante supremo’ do Exército da Coreia do Norte

Seul, 31 dez (EFE).- A Coreia do Norte anunciou neste sábado que seu novo líder, Kim Jong-un, foi nomeado ‘comandante supremo’ do Exército do país, que conta com cerca de 1,1 milhão de soldados, segundo informou a agência sul-coreana ‘Yonhap’, que cita fontes oficiais em Pyongyang.

A decisão, um sinal claro de força do sucessor de Kim Jong-il, que morreu em 17 de dezembro, foi tomada numa reunião realizada no Departamento Político do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.

A nomeação acontece três dias depois de Kim Jong-un ser proclamado ‘líder supremo’ do país durante o funeral de seu pai, que foi acompanhado por milhares de civis e militares em Pyongyang

Nesta sexta-feira, o regime norte-coreano emitiu o primeiro comunicado oficial após a morte do ex-líder, no qual afirmou que a linha política do país será mantida. Além disso, a nota diz que as relações com a vizinha Coreia do Sul serão endurecidas.

Tecnicamente, as duas Coreias ainda se encontram em guerra, pois o confronto travado entre os dois países entre 1950 e 1953 foi encerrado com um armistício, e não com um tratado de paz. EFE