Kim Jong-nam foi morto com agente nervoso, diz Malásia

Traços de VX, substância considerada uma arma química e banida pela ONU, foram encontrados nos olhos e no rosto do irmão do ditador norte-coreano

A substância química usada para matar Kim Jong-nam, o irmão mais velho do ditador norte-coreano Kim Jong-un, foi o agente nervoso VX. Um relatório preliminar divulgado pelo polícia da Malásia nesta quinta-feira indicou que traços da toxina foram encontrados nos olhos e no rosto da vítima.

O VX é um poderoso agente à base de fósforo que ataca o sistema nervoso. Usada como arma química, a substância pode ser inalada ou penetrar na pele e nos olhos, causando dor de cabeça, náuseas, convulsões e morte. Considerado uma das armas químicas mais letais, o VX é banido pela pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Kim Jong-nam foi morto na semana passada após sofrer um ataque no aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia. O irmão do ditador da Coreia do Norte foi abordado por duas mulheres, e uma delas esfregou um pano contendo uma substância em seu rosto. Jong passou mal, foi socorrido, mas morreu na ambulância.

Investigação

A polícia da Malásia prendeu quatro pessoas por envolvimento no assassinato, incluindo as duas mulheres. Outros quatro norte-coreanos suspeitos são procurados, mas as autoridades acreditam que eles já tenham fugido para Pyongyang.

A Coreia do Norte nega qualquer envolvimento no crime e, nesta quinta-feira, rotulou como “conspiração” a investigação sobre a morte de Kim Jong-nam e acusou a Malásia de conspirar com a Coreia do Sul.

(Com Estadão Conteúdo e EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Irineu Santana Souza

    Com dosagem de agente nervoso. O título da matéria ficou difícil de interpretar.

    Curtir

  2. Só falta a “imprensa” dizer que o irmão do ditador sanguinario (que matou o tio com canhao antiaéreo) é bonzinho e heroi…

    Curtir

  3. Gerador emprego

    Ta ai comunistas inúteis e assassinos….Assim manda mata sequestra família dos assassinos q se depararem são queimados vivos…Qual diferença pro estado islâmico….Nenhuma…Lixo de pessoas lixo de esquerda

    Curtir

  4. Cada título na Veja ultimamente…

    Curtir

  5. Adilson Nagamine

    Morto por agente nervoso? Ele estava calminho. Adilson Nagamine.

    Curtir

  6. Noel Andrade

    Francamente! Veja já teve dias melhores em sua redação!

    Curtir

  7. Paulo Bandarra

    É o que ocorre nas monarquias totalitárias.

    Curtir