Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Juan Manuel Santos é eleito presidente

Com 69,05% dos votos (8.958.667), o ex-ministro da Defesa e candidato governista Juan Manuel Santos venceu o segundo turno das eleições colombianas neste domingo, enquanto seu rival Antanas Mockus somou 3.570.543 votos (27,52%). Foram contabilizados 443.395 votos em branco, entre 12.9972.605 válidos.

Juan Santos vai suceder Álvaro Uribe, principal aliado dos Estados Unidos na América Latina. Uribe deixa o cargo em agosto após uma corte constitucional ter impedido sua reeleição. O atual presidente cumpriu dois mandatos, dominados pela guerra contra rebeldes esquerdistas que já controlaram grande parte da Colômbia, a quarta maior produtora de petróleo da América Latina.

Violência – O segundo turno na Colômbia foi marcado por confrontos violentos que dominaram as ruas do país.

De acordo com a imprensa colombiana, pelo menos seis guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), sete policiais e três soldados foram mortos durante o dia. O número total ainda é incerto e varia conforme a agência de notícias.

Os rebeldes esquerdistas teriam morrido após um bombardeio da Força Aérea na zona rural de Mesetas, no sudoeste do país. Já os policiais teriam sido vítimas de uma emboscada com explosivos atribuída ao Exército da Liberação Nacional (ELN), na zona rural do Norte de Santander (fronteira com a Venezuela. No terceiro acidente, três militares que transportavam material das eleições teriam sido atacados por membros das Farc, no departamento de Meta.